Antes de gastar sem planejamento, confira um guia de compras pela capital inglesa

O que vale a pena? Roupas de marcas de luxo, perfumes e cosméticos. Mas pondere a compra de eletrônicos, pois pode haver incompatibilidade de funcionamento em relação ao Brasil. Comprar nos Estados Unidos pode ser melhor negócio. Só evite comprar em lojas de bugigangas de origem duvidosa, recorrentes pelas ruas de Londres. Sempre exija a nota fiscal.

Veja os melhores roteiros de compras:

1. Oxford Street, "muvuca" fashion

No coração de Londres está a rua de compras mais famosa da cidade. Praticamente todos os grandes magazines, como Zara, Topshop, River Island, Primark e H&M, entre muitas outras, têm ao menos uma unidade neste endereço. No entanto, a rua está sempre cheia, sendo um dos pontos preferidos dos turistas. Aqui, vale a pena comprar roupas, acessórios e souvenirs tipicamente londrinos. Evite comprar eletrônicos em lojas que não sejam das operadoras de telefone, ou especializadas, pois há o risco de serem falsificados, ou contrabandeados. Conglomerados da moda de luxo, como a House of Frasier e a Selfridges, que vendem peças das grandes grifes, estão na Oxford Street.

Serviço:
Oxford Street, W1C 2BB 
Metrôs: Tottenham Court Road, Oxford Circus, New Bond Street, Marble Arch 

Leia também:  Londres sob dois pontos de vista diferentes

Oxford Street, no centro da cidade, concentra lojas de diversas marcas
Getty Images
Oxford Street, no centro da cidade, concentra lojas de diversas marcas


2. Regent Street, compras e turismo

É aqui que fica a maior loja da Apple de Londres, mas evite ir aos finais de semana, para não pegar muita fila de espera, especialmente em época de lançamentos. Nesta rua está também a mais tradicional loja de brinquedos de Londres, a Hamleys. Além das marcas de moda de rua, vale a visita à flagship store da Burberry, à Zara Home e também à clássica Whittard, especializada em chás. 

Serviço:
Regent Street, SW1Y
Metrô: Piccadilly Circus

Mais: Inglaterra muito além de Londres

Grifes de luxo se reúnem na New Bond Street
Getty Images
Grifes de luxo se reúnem na New Bond Street
3. New Bond Street, puro luxo

Esta é a rua ao estilo da Oscar Freire, de São Paulo, com as marcas e grifes mais luxuosas do mundo. Por lá estão Chanel, Dior, Dolce & Gabbana, Gucci, Prada, Miu Miu, Hermès, Louis Vuitton, Diesel e muitas outras. Prepare o bolso.

Serviço:
New Bond Street, W1S
Metrô: Oxford Circus, Bond Street

4. Camden Town, tudo junto e misturado

Este é o paraíso dos alternativos, com feiras e mercados a céu aberto com todo tipo de "bugiganga" que se pode imaginar. Punks, roqueiros, clubbers, hippies e todas as outras tribos urbanas circulam e convivem bem em Camden Town. Boas lojas de discos e estúdios de tatuagem, além dos mercados Camden Market e Camden Lock, com diversos estandes que comercializam de tudo. Vale a visita à loja oficial dos coturnos Dr. Martens, a marca mais tradicional de coturnos do Reino Unido. Vale pechinchar. E não deixe de experimentar as comidinhas típicas vendidas nas banquinhas especializadas. 

5. Brick Lane, compras hype

O paraíso das peças de segunda mão está aqui. Reduto de moderninhos e descolados, o bairro está repleto de brechós com peças em ótima qualidade. Há também o Old Spitafields Market, feira-livre com roupas, livros usados, discos e tudo o mais. Vale passar na loja especializada em livros e discos Rough Trade, que tem raridades e ótimas barganhas.

Serviço:
Brick Lane, E1
Metrô: Liverpool Street, White Chapel

Leia também:  Londres bairro a bairro

Brick Lane: reduto dos moderninhos e descolados
Getty Images
Brick Lane: reduto dos moderninhos e descolados


6. Portobello Market, mobília chique

Ótimo para passear, pois fica em um dos bairros mais tradicionais e agradáveis de Londres, Notting Hill. Além da feira de rua com roupas, acessórios e muitas comidinhas, é reduto de bons antiquários, com mobília e objetos de decoração de outras épocas e em ótimo estado.

Serviço:
Portobello Road, W11
Metrô: Notting Hill Gate

Até a rainha Elizabeth II faz compras na Harrods
Getty Images
Até a rainha Elizabeth II faz compras na Harrods
7. Harrods, compra com a realeza

A loja de luxo mais famosa de Londres, onde até a rainha Elizabeth II faz compras. Vale tanto para comprar, como pelo passeio pelo prédio que concentra 'corners' das grandes grifes da moda internacional. Ótima variedade de perfumes e cosméticos. Se for só para passeio, experimente os sanduíches feitos na hora na seção dedicada à gastronomia. Mas fuja dos souvenirs. Os vendidos na Harrods são mais caros do que os encontrados na Oxford Street, por exemplo.

Serviço:
Harrods, 87-135 Brompton Road

Knightsbridge, SW1X 7XL
Metrô: Knighstbridge

8. Kings Road, it-compras

A rua localizada no sofisticado bairro de Chelsea, zona oeste de Londres, é o endereço de compras preferido da duquesa de Cambrige, Kate Middleton, e sua irmã, Pippa. As duas são flagradas constantemente por lá comprando roupas em lojas como L. K. Bennet, Jigsaw, Whistles e Warehouse.

Serviço:
King's Road, SW10
Metrô: Sloane Square

Leia também: Os pontos históricos de Londres a partir do metrô

9. Westfield

A rede Westfield conta com dois hipershopping centers em Londres. Um deles fica em Shepherds Bush, região nobre a oeste da capital inglesa, próximo ao agradável Holland Park. O outro foi inaugurado no fim de 2011 em Stratford, o bairro olímpico, e é considerado o maior shopping da Europa, com mais de 300 lojas. Ambos são boas dicas para quem quer ir a apenas um lugar para comprar tudo o que tem em mente. Boas redes de lojas de roupas, eletrônicos e supermercados podem ser encontradas nos dois endereços, sendo que a unidade de Stratford City conta com Forever 21 e uma filial incrível da rede Marks & Spencer.

Serviço: 
Westfield London (Shepherds Bush)
Westfield London, Shepherds Bush, London W12 7GF
Metrô: Shepherds Bush

Westfield Stratford City
Metrô: Stratford

Fique atento ao VAT 

O Value Added Tax, ou VAT, é um imposto aplicado em praticamente todas as transações comerciais que envolvem a transferência de serviços ou produtos em todos os países da União Europeia (UE), incluindo o Reino Unido (UK). Turistas, na Europa, podem solicitar o reembolso de muitos dos VATs pagos durante a estadia em Londres. Geralmente as lojas avisam quando oferecem o benefício. Pergunte sempre ao lojista sobre o valor cobrado, pois é variável. O pedido de reembolso só vale para itens comprados a menos de três meses da data de embarque.

Tudo sobre Londres:
- As transformações no leste de Londres
- Descubra Londres na rota das Olimpíadas
- Confira o 'percurso turístico' da maratona olímpica

Siga as novidades do iG Turismo pelo Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.