Apreciar obras de arte, contemplar a cidade de uma roda-gigante ou passear às margens do Tâmisa. Confira o roteiro por South Bank
Ponto de partida: Borough Market
O melhor é deixar essa jornada para uma quinta, sexta ou sábado, quando o Borough Market está aberto. Além de poder degustar quase tudo o que está à venda, de azeitonas a queijos, dá para experimentar delícias como as tortinhas e os sucos. As pessoas pegam suas guloseimas e sentam-se ao redor da Southwark Cathedral, colada ao mercado. Para chegar ao Borough Market, há várias estações de metrô possíveis, como a London Bridge e a Monument, que não é a mais próxima, mas é a melhor: você atravessa a London Bridge, tem uma vista incrível da Tower Bridge e, pronto, está no mercado.
Passo 1: Do Borough Market ao Golden Hinde
Saindo por trás do Borough Market, topa-se com o Golden Hinde, uma reconstrução de um barco do século 16 comandado por sir Francis Drake, líder da esquadra que derrotou a Invencível Armada espanhola, antes de se tornar um autêntico pirata do Caribe. Ali avista-se um pedacinho do rio. Mas, para chegar à margem do Tâmisa, é preciso primeiro andar por uma ruazinha simpática, de paralelepípedos.
Passo 2: Do Golden Hinde ao Shakespeare's Globe
Com a brisa no rosto, alcança-se o Shakespeare’s Globe, reconstrução do teatro onde William Shakespeare encenava suas peças – o original pegou fogo durante uma performance de Henrique VIII. Além de ter exibições de peças do maior dramaturgo inglês, é possível fazer um tour pelas instalações (se for durante a temporada teatral, apenas pela manhã; se for à tarde, o tour será pelo vizinho Rose Theatre).
Passo 3: Do Shakespeare's Globe ao Tate Modern
Ao lado está o Tate Modern, verdadeiro responsável pela revitalização dessa região. O museu guarda uma das maiores coleções de arte moderna do mundo, com obras de grandes artistas como Matisse e Pollock. A exposição permanente é de graça, mas convém fazer uma contribuição voluntária. A instituição também promove mostras completas de nomes como Frida Kahlo e Paul Gauguin (sempre pagas), além de contar com uma loja ótima para garimpar presentinhos originais para todas as idades. Os fãs de Harry Potter ainda podem dar uma voltinha na Millenium Bridge, em frente ao museu, que foi destruída pelos Comensais da Morte no filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe, de 2009.
Passo 4: De Tate Modern ao National Theatre
Passo 5: Do National Theatre a London Eye
Depois de alimentar corpo e espírito, é hora de caminhar mais um tantinho até a London Eye, a roda-gigante que permite vistas panorâmicas da cidade. Seu vizinho é o London Aquarium, com tubarões e piranhas para agradar aos pequenos e grandes. Dali já se vê, do outro lado do rio, o imponente Big Ben e o Parlamento, com a Abadia de Westminster atrás. Quem estiver no pique ainda pode atravessar a Westminster Bridge para conferir de perto mais esses três cartões-postais da capital inglesa.