Intercâmbio aos 50 anos

Por Mônica Cardoso, especial para o iG São Paulo

Texto

Quer aprender uma língua, mas acha que intercâmbio é só pra jovens? Pois existem cursos de intercâmbio para quem já passou dos 50

Getty Images
As aulas são para turmas reduzidas e alunos a partir dos 50 anos
Se você sempre quis fazer um intercâmbio, mas acha que não tem mais idade, está muito enganado. Pessoas com mais de 50 anos estão fazendo as malas para aprender ou melhorar o idioma em outros países. E, de quebra, ainda conhecem outra cultura e fazem novas amizades.

Estrategicamente localizadas em cidades bem charmosas, as escolas oferecem cursos para diferentes níveis de aprendizado, do básico ao avançado. E combinam passeios guiados para descobrir a cultura de cada lugar além de aulas de história e culinária.

A médica ginecologista Ana Lúcia Sampaio Fernandes, de 67 anos, há muito tempo sonhava em fazer um intercâmbio para aprimorar o inglês. “Eu tinha receio em fazer aulas com adolescentes, que têm idade para serem meus netos. E que muitas vezes não encaram um curso com tanta seriedade”.

Ao saber de programas voltados para a “melhor idade” na escola de intercâmbio BEX, Ana Lúcia não teve dúvidas e embarcou sozinha para Bournemouth, na Inglaterra. “Eu me sentia mais à vontade com pessoas da minha idade. Nós tínhamos os mesmos interesses, e as aulas abordavam temas que fazem parte do nosso universo”.

Falar português? Nem pensar. Na classe de 12 alunos, Ana Lúcia era a única brasileira. Havia alemães, suíços, japoneses, espanhóis, poloneses... O jeito foi destravar a língua para se comunicar.

Além disso, os cursos são mais culturais. À tarde, o professor acompanhava os alunos em passeios pelas cidades vizinhas, verdadeiras aulas práticas onde explicava a história dos locais e monumentos. “Eu já havia viajado para Londres três vezes. Mas o interior da Inglaterra é lindo e sem toda aquela agitação. Conhecemos Stratford-upon-Avon onde Shakespeare nasceu e os lindos castelos de Christchurch. Foi muito divertido”.

Na bagagem, Ana trouxe ótimas lembranças e boas amizades que mantêm até hoje em trocas de e-mails. E também um sotaquezinho britânico.

Getty Images
Professores experts em história levam para passeios pela Cidade Eterna
Italiano em Roma

Aqui o foco não são apenas as aulas de italiano. O curso também combina seminários de história da arte e aulas de culinária. À tarde, os professores, que são experts em arqueologia, levam os alunos para passeios pelos cartões postais de Roma, contando detalhes históricos e curiosos de cada monumento.

Excursões para Tivoli, Pompeia e Nápoles estão programadas nos fins de semana. Mas o ponto alto é a visita à vinícola de Castel Gandolfo, uma encantadora cidadezinha à beira do Lago Albano, conhecida por ser a residência de verão do Papa.


Escola: World Study
Telefone: (11) 3262-1464
Curso: 20 aulas durante duas semanas
Preço: a partir de 1.260 euros
O que inclui: hospedagem em quarto individual em flat
 

Inglês em Bournemouth

Getty Images
Praias e parques fazem de Bournemouth a melhor pedida para desenferrujar o inglês

Esqueça a chuvosa Londres. Para desenferrujar o inglês, a melhor pedida é um intercâmbio em Bournemouth. Com extensas praias de areia branca, parques floridos e elegantes cafés à beira-mar, a cidade é considerada o melhor lugar para se viver na Grã-Bretanha.

A escola multimídia oferece laboratório audiovisual e sala de estudo com acesso livre à internet, além de quadras para esportes e piscina aquecida.

Os fins de semana são reservados para viagens até cidades vizinhas, como o Castelo Highcliffe, em Christchurch, e às famosas termas de Bath, construídas pelo Império Romano. E também uma escapadinha até Londres, para assistir ao ritual da troca de guarda no Palácio de Buckingham e uma caminhada por Westminster.

Escola: CI
Telefone: (11) 3677-3600
Curso: 20 aulas em duas semanas
Preço: 910 libras
O que inclui: Acomodação em quarto individual em casa de família, com meia pensão


Getty Images
As noites são animadas com shows de flamenco e as típicas paellas
Espanhol em Marbella

Encravada na Costa do Sol, a escola fica apenas a cinco minutinhos da praia. Os alunos contam com consultoria individual dos professores, computadores com acesso à internet e videoteca, para treinar o idioma de Cervantes.

No tempo livre, visitam museus e praias, sempre acompanhados por um guia, com paradinhas para provar os típicos churros e tapas espanhóis. Shows de flamenco animam as noites – e os mais desinibidos podem arriscar alguns passinhos na pista de dança. Nos fins de semana, há excursões para cidades vizinhas como Córdoba ou Granada.

Escola: STB
Telefone: (11) 3038-1551
Curso: 25 aulas durante duas semanas
Preço: a partir de 925 euros, mais taxa de matrícula de R$ 288
O que inclui: hospedagem em quarto individual em casa de família, com café da manhã e jantar

 
Francês em Nice

Getty Images
No tempo livre, passeios por Nice, Mônaco e Cannes, na charmosa Côte d'Azur

Que tal voltar com o francês afiado e ainda curtir a ensolarada Nice, com vista para o mar azul turquesa da Riviera Francesa? As aulas são na parte da manhã, na escola que fica a dez minutos da Baía dos Anjos.

Já as tardes livres são recheadas de passeios culturais como visitas aos Museus Chagall e Matisse, ou uma escapadinha até o Museu Picasso, em Antibes. Todo o charme e sofisticação de Mônaco e Cannes podem ser conferidos nas excursões nos fins de semana.

Escola: BEX
Telefone: (11) 3044-5040
Curso: duas semanas
Preço: 1.180 euros
O que inclui: Acomodação em quarto duplo em casa de família, com café da manhã

* Preços pesquisados em janeiro/2011, sujeitos a alterações

* O iG Turismo não se responsabiliza pelos preços divulgados, que estão sujeitos a alterações. Sugerimos confirmação prévia.

Quer saber mais sobre viagem? Siga a gente no @igturismo

 

Leia tudo sobre: intercâmbioterceira idadeinternacionalarteidioma
Texto

notícias relacionadas