Visite o arquipélago que ficou famoso por inspirar teorias importantes da Ciência

Galápagos foi o lugar que inspirou Darwin em diversos estudos sobre a natureza
Divulgação
Galápagos foi o lugar que inspirou Darwin em diversos estudos sobre a natureza

Você já ouviu falar de Charles Darwin e da seleção natural. Demorou a entender que as girafas têm o pescoço longo não porque a natureza pedia e elas “deram uma esticadinha” para alcançar melhor as árvores, mas porque – justamente – as que tinham o pescoço mais longo sobreviviam e se reproduziam etc etc. Se para você isso ainda é um pouco difícil de entender, a opção é visitar Galápagos – o lugar que inspirou o naturalista britânico em diversos estudos. De quebra, você se diverte vendo as mais incríveis manifestações da natureza.

O arquipélago do Pacífico, localizado a cerca de mil quilômetros do Equador, reúne 12 ilhas grandes. A evolução da natureza se deu de forma diferente de outros lugares justamente por estar isolada do continente. Estes pedacinhos de terra no oceano servem até hoje de espaço para a procriação dos animais, que também encontram ali um porto seguro para seus ninhos. Além disso, o lugar é casa para mais de duas mil espécies endêmicas de plantas, aves, peixes e répteis. E é descrita como a mais brilhante manifestação da natureza do mundo.

O ritmo de sua caminhada pode ser interrompido pelo andar vagaroso – mas nunca discreto – de uma tartaruga gigante. Você pode tomar um banho de sol ao lado das iguanas-marinhas estiradas nas rochas vulcânicas até ser surpreendido pelo rugido de um leão-marinho protegendo a cria. Conferir a marcha atrapalhada do único pingüim do Hemisfério Norte, os beijos ardentes dos albatrozes para se alimentarem ou o desfilar charmoso dos flamingos. Dependendo da época, o turista pode ainda acompanhar o balé dos golfinhos, baleias e tubarões.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.