Fora da rota dos furacões, a ilha moldada ao gosto dos americanos tem o cenário certo para as desejada férias no Caribe

A colorida capital Oranjestad concentra a grande parte dos turistas que visitam Aruba
Getty Images
A colorida capital Oranjestad concentra a grande parte dos turistas que visitam Aruba
Moldada para agradar turistas da América do Norte - canadenses e americanos somam 55% dos visitantes anuais -, Aruba até parece uma extensão do litoral da Flórida . Isso à primeira vista.

As nuances que fazem você querer voltar inúmeras vezes à esta ilha caribenha aparecem aos poucos: a simpatia dos nativos, as miscelâneas culturais, as particularidades da paisagem.

Aruba atrai adeptos dos esportes náuticos
Getty Images
Aruba atrai adeptos dos esportes náuticos
Colada na costa da Venezuelana, Aruba tem a sorte de estar fora da rota dos furacões que atingem o Caribe no segundo semestre do ano. Ali, as praias paradisíacas ganham o frescor do vento e atraem adeptos do kitesufe e parasail. Todos falam inglês e se viram no espanhol, mas holandês e papiamento são os idiomas oficiais. Divertidos, os moradores adoram ensinar termos básicos, como bon dia, bon tardi e bon bini (bem-vindo).

Em um visita, é normal se concentrar na capital Oranjestad , com mais de 20 hotéis espalhados pela orla, sobretudo nas areias concorridas de Eagle Beach e Palm Beach . Além da boa estrutura dos hotéis, o centrinho - um tanto fake, é verdade -, concentra tudo aquilo que você pode precisar: restaurantes, lojas e baladas.

As praias de Aruba

A praia de Arashi, uma das mais bonitas de Aruba, tem mar cristalino
Getty Images
A praia de Arashi, uma das mais bonitas de Aruba, tem mar cristalino
Palm Beach e Eagle Beach são suficientemente bonitas, com todas as qualidades típicas de uma praia caribenha. Apesar de seus dois quilômetros de extensão, quem não está hospedado em Palm Beach pode ter dificuldade em achar uma sombra para se acomodar.

Por outro lado, são inúmeras as opções de bares e quiosques pé na areia.

Vale alugar um carro - por um ou dois dias - para conhecer as areias mais distantes, que prezam por não exibir grandes prédios. Ao sul fica Baby Beach , com formato de meia lua, mar calminho e água fria, mas não gelada. Perfeita para famílias ou quem quer ficar de papo para o ar o dia todo. Quanto à infraestrutura, há alguns quiosques para atender os visitantes.

Ao norte chega-se em Arashi , praia pequenina que fica num bairro de casas de veraneio, quase sem bares e, dependendo do dia, com algum esquema de aluguel de cadeiras. O mar é cristalino, perfeito para se divertir com snorkel, e a paisagem está entre as favoritas para tirar fotos - não por acaso, é uma das porções de areia preferidas dos moradores.

Continue lendo:

- Brasileiros aproveitam imposto baixo em Aruba para fazer compras
- Passeios submersos em Aruba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.