Conheça as locações de filmagens de alguns dos indicados à estatueta e inspire-se para sua próxima viagem

Além das categorias tradicionais – melhor ator e atriz, melhor direção, melhor trilha sonora etc – alguns filmes bem mereciam ser avaliados pelo quesito cenário. São longas-metragens que nos fazem desejar intensamente estar no lugar dos protagonistas e conhecer as paisagens e monumentos exibidos na telona. É o caso de alguns candidatos ao Oscar deste ano. Confira quais deles seriam os concorrentes da fictícia categoria de melhor filme de viagem de 2012.

- Infográfico: Conheça os indicados ao Oscar 2012
- Leia também: Dez filmes que inspiram viagens

OS DESCENDENTES

A ilha de Kauai tem belas paisagens de montanhas verdejantes e  mar azul
Divulgação
A ilha de Kauai tem belas paisagens de montanhas verdejantes e mar azul
Indicações ao Oscar: Melhor filme, Melhor ator, Melhor direção, Melhor montagem e Melhor roteiro adaptado
Cenário: Havaí, Estados Unidos

Com cinco indicações ao Oscar, “Os Descendentes” foi filmado no exótico Estado norte-americano do Havaí, onde vivem Matt King (interpretado por George Clooney) e suas duas filhas. Enquanto o drama desta família se desenrola, paisagens paradisíacas do arquipélago são mostradas em tomadas abertas ao som de músicas típicas como trilha sonora.

Mas não se engane. Diferente de outros filmes passados no Havaí, “Os Descendentes” não mostrará o arquipélago apenas como um cobiçado destino de férias. O diretor Alexandre Payne apresenta também o lado não-turístico do destino, como os engarrafamentos e o desenvolvimento imobiliário do local.

Boa parte do filme se passa na capital, Honolulu, onde vive a família King. Para mostrar a faceta do Havaí além dos pontos turísticos, a produção gravou no bairro de Nuuanu, região sem hotéis onde muitos moradores locais vivem. O filme mostra também as belas praias da famosa Waikiki, na ilha de Oahu . O coração do filme, no entanto, se passa na ilha de Kauai , região de montanhas verdes e praias isoladas, onde estão as terras virgens herdadas pela família King.

- Assista ao trailer de "Os Descendentes "

MEIA-NOITE EM PARIS

Owen Wilson caminha às margens do rio Sena em
Divulgação
Owen Wilson caminha às margens do rio Sena em "Meia-Noite em Paris"
Indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte
Cenário: Paris, França

Da mesma forma apaixonada com que mostra Nova York em seus filmes, o diretor Woody Allen faz uma entusiasmada declaração de amor à Cidade Luz em “Meia-Noite em Paris” . Logo na abertura do longa é mostrada uma sequência de imagens dos cartões-postais de Paris capaz de arrancar suspiros nos espectadores.

A vontade de comprar uma passagem aérea vai crescendo conforme acompanhamos a viagem de Gil (interpretado por Owen Wilson), na companhia da noiva e dos sogros, pela capital francesa.

O protagonista, um roteirista de sucesso em Hollywood, mas frustrado com seu emprego, vive em duas realidades. De dia, passeia por pontos turísticos de Paris e arredores, como os jardins de Monet e o Museu Rodin. Depois da meia-noite, consegue voltar no tempo e transporta os espectadores da capital francesa dos anos 20, onde convive com alguns dos maiores artistas da história, como Ernest Hemingway, Salvador Dalí e Pablo Picasso.

- Assista ao trailer de "Meia-Noite em Paris"


RIO

Os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro são mostrados na animação de Carlos Saldanha
Divulgação
Os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro são mostrados na animação de Carlos Saldanha
Indicações ao Oscar: Melhor Canção Original
Cenário: Rio de Janeiro, Brasil

Com direção do brasileiro Carlos Saldanha, o filme "Rio" faz uma bela homenagem à Cidade Maravilhosa. A trama segue os passos da ararinha-azul Blu, uma carioca criada no Estado norte-americano de Minnesota, por alguns dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. O telespectador é levado para a floresta da Tijuca, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Praia de Ipanema. São mostradas ainda a Sapucaí durante o desfile de carnaval, a Lapa, Santa Tereza e até os barracões das favelas.

Em uma das principais cenas do filme, Blu e sua companheira carioca, Jade, fazem um voo de asa-delta da Pedra Bonita, um dos passeios mais populares entre os aventureiros. Nesse momento, as mundialmente conhecidas vistas do Rio são exibidas em toda a sua beleza. É de tirar o fôlego.

- Assista ao trailer de "Rio"

TÃO FORTE E TÃO PERTO

Em
Divulgação
Em "Tão Forte e Tão Perto", o menino Oskar faz uma jornada por Nova York
Indicações ao Oscar: Melhor Filme e Melhor Ator Coadjuvante
Cenário: Nova York, Estados Unidos

Filmado em várias locações de Nova York, "Tão Forte e Tão Perto” segue os passos do garoto prodígio Oskar Shell (Thomas Horn), que parte em uma aventura pela cidade para resolver um mistério supostamente deixado por seu pai (Tom Hanks), morto nos atentados de 11 de setembro.

Durante a jornada do garoto, dá para você conhecer também vários cantos de Big Apple. O filme começa no tradicional Central Park, um dos principais pontos turísticos da cidade, mas não termina por aí. Oskar atravessa a pé o Queens, Manhattan e o Bronx. Assim como o menino, você pode cruzar a Ponte de Manhattan, passear por Manhattan e Lower East Side, comer um lanche na Barney Greengrass Deli e pegar um trem na Grand Central.

- Assista ao trailer de "Tão Forte e Tão Perto"


CAVALO DE GUERRA

Em
Divulgação
Em "Cavalo de Guerra", o espectador é levado às paisagens da Inglaterra rural
Indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som
Cenário: Devon, Inglaterra

O comovente "Cavalo de Guerra" foi filmado em diferentes locações da Inglaterra, incluindo a área rural de Devon, local da casa do jovem Albert Narracott (Jeremy Irvine) e seu amado cavalo Joey. Assim como a trama do filme de Steven Spielberg, o cenário escolhido para a história também é inspirador. Boa parte do longa-metragem foi gravado no Parque Nacional de Dartmoor, ao Sul de Devon, um local dotado de rios azuis, colinas verdejantes, ruínas e vilarejos. Lá se encontra ainda a Ditsworthy Warren House, casa utilizada como fazenda da família Narracott.

O local de gravação mais pitoresco, no entanto, é o charmoso vilarejo de Castle Combe, em Wiltshire, que representa a vila de Devon, com bem preservadas casas de pedra ao longo das ruas estreitas.

- Assista ao trailer de "Cavalo de Guerra"

Deixe a sua sugestão de filme de viagens na caixa de comentários

Mais dicas de viagens no twitter: @igturismo



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.