De Paris ao Japão, selecionamos longa-metragens que nos fazem sonhar com o próximo destino de férias

Pode ser drama ou comédia, romance ou aventura, independente do gênero, filmes nos fazem desejar intensamente lugares em que nunca estivemos. Não todos os longas, claro. Mas aqueles que trazem luz a lugares únicos no mundo e nos inspiram a pegar a estrada. Enfim, aqueles que mexem com a gente. E se você está precisando de inspiração para ir viajar, confira 10 filmes para sonhar com a próxima viagem antes mesmo dos créditos aparecerem.

- Leia também: Cenários reais de cinema

1- MEIA-NOITE EM PARIS (2011)
Cenário: Paris, França

Da mesma forma apaixonada com que mostra Nova York em seus filmes, o diretor Woody Allen faz uma entusiasmada declaração de amor à Cidade Luz em “Meia-noite em Paris”. Logo na abertura do longa é mostrada uma sequência de imagens dos cartões-postais de Paris capaz de arrancar suspiros nos espectadores.

A vontade de comprar uma passagem aérea vai crescendo conforme acompanhamos a viagem de Gil (interpretado por Owen Wilson), na companhia da noiva e dos sogros, pela capital francesa. O protagonista, um roteirista de sucesso em Hollywood, mas frustrado com seu emprego, vive em duas realidades. De dia, passeia por belas locações de Paris , como os jardins de Monet e o Museu Rodin. Depois da meia-noite, consegue voltar no tempo e transporta os espectadores da capital francesa dos anos 20, onde convive com alguns dos maiores artistas da história, como Ernest Hemingway, Salvador Dalí e Pablo Picasso.

- Leia também: Paris pela primeira vez

2- A PRAIA (2000)
Cenário: Maya Bay, Ilhas Phi Phi, Tailândia

Maya Baya, a praia que dá nome ao filme, é hoje um concorrido destino turístico
Reprodução
Maya Baya, a praia que dá nome ao filme, é hoje um concorrido destino turístico
Lançado em 2000, o longa-metragem de Danny Boy colocou no mapa dos viajantes as praias paradisíacas da Tailândia . No filme, o jovem mochileiro Richard (Leonardo DiCaprio), em companhia do casal de franceses Françoise (Virginie Ledoyen) e Étienne (Guillaume Canet), descobre um mapa para uma ilha secreta, um paraíso na Terra, com uma praia belíssima. Ao chegarem ao local, encontram uma restrita comunidade de viajantes de todas as partes. As ilhas Phi Phi, arquipélago onde foi gravado o filme, recebe hoje mochileiros do mundo todo. Quem quiser pode até acampar uma noite em Maya Bay, a praia que dá nome ao filme.

- Vídeo: Filme muda destino turístico na Tailândia



3- NA NATUREZA SELVAGEM (2007)
Cenário: Alasca, Estados Unidos

Na Natureza Selvagem mostra imagens de do Alasca e outros belos destinos dos EUA
Divulgação
Na Natureza Selvagem mostra imagens de do Alasca e outros belos destinos dos EUA
Baseado em uma história real, o longa-metragem “Na Natureza Selvagem” segue os passos de Christopher McCandless (Emile Hirsch). Após concluir seus estudos na Emory University – e encerrar suas obrigações perante a sociedade –, o jovem doa todas as suas economias e cruza os Estados Unidos rumo ao Alasca . O final trágico do filme não impede os viajantes de se encantarem com a crueza e a natureza intocada do menos povoado Estado norte-americano. São apresentados ainda outros belos destinos do país, como o rio Colorado e o Grand Canyon. O filme emociona especialmente aqueles viajantes que já desejaram deixar tudo para trás, em busca do sonho de conhecer o mundo.

- Leia também: As várias faces dos Estados Unidos

4- ALBERGUE ESPANHOL (2002)
Cenário: Barcelona, Espanha

O jovem estudante universitário francês Romain Duris vive dezenas de novas experiências em Barcelona
Divulgação
O jovem estudante universitário francês Romain Duris vive dezenas de novas experiências em Barcelona
O despretensioso filme francês “Albergue Espanhol”, do diretor e roteirista Cédric Klapisch, irá agradar em particular quem pretende fazer ou já fez intercâmbio. O filme trata da história do jovem estudante universitário Romain Duris, que ganha uma bolsa de estudo de um ano em Barcelona . Na charmosa cidade, ele vai morar com outras seis pessoas de vinte e poucos anos vindas de diferentes partes da Europa. O filme mostra a faceta mais vibrante da cidade espanhola, com suas praias, vida noturna agitada, arquitetura arrebatadora e obras de Salvador Dalí, como o Parque Güell.

- Leia também: O essencial de Barcelona

5- UP – ALTAS AVENTURAS (2009)
Cenário: Monte Roraima – Brasil, Venezuela e Guiana

O filme conta a história de Carl Fredricksen, um rabugento vendedor de balões aposentados que parte em busca do sonho de infância de se mudar para o Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul. O local de impressionantes cânions e cachoeiras é inspirado no Monte Roraima, na fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana. A paisagem é tão linda, que é fácil entender porque o velhinho amarrou balões em sua casa para partir para esta aventura.

6- ENCONTROS E DESENCONTROS (2003)
Cenário: Tóquio, Japão

A aparente contradição entre modernidade e tradição é mostrada no filme
Divulgação
A aparente contradição entre modernidade e tradição é mostrada no filme "Encontros e Desencontros", de Sofia Coppola
Em “Encontros e Desencontros”, a diretora Sofia Coppola mostra com delicadeza a capital japonesa, com sua arrebatadora mistura de tradição e modernidade, que impacta de imediato os turistas ocidentais que chegam a Tóquio. Difícil não se identificar com as dificuldades enfrentadas por Charlotte (Scarlett Johansson), jovem casada com um fotógrafo em viagem de trabalho a Tóquio, e Bob Harris (Bill Murray), ator americano que está na cidade para gravar um comercial de uísque. Perdidos em uma cidade em que suas referências não fazem sentido, os dois estranhos se aproximam e juntos descobrem a capital japonesa e driblam as noites de insônia por conta do fuso horário com longas conversas no bar do hotel Park Hyatt.

7- MAMMA MIA! (2008)
Cenário: Skopelos, Grécia

Mamma Mia! presenta ao público a linda ilha de Skopelos, na Grécia
Divulgação
Mamma Mia! presenta ao público a linda ilha de Skopelos, na Grécia
Aqueles que não são muito fã de musicais passam longe de “Mamma Mia!”, a versão para o cinema da peça com canções da banda sueca ABBA. Independente de gostar ou não do gênero ou do grupo, o filme apresenta ao público a linda ilha de Skopelos, no arquipélago de Esporádes. Enquanto a jovem Sophie (Amanda Seyfried) tenta descobrir qual dos três antigos amantes da sua mãe, Donna, (Meryl Streep) é o seu pai biológico, são mostradas cenas da pacata ilha, cercada pelo azul-turquesa do Mar Mediterrâneo. Após o sucesso do filme, milhares de turistas já foram ver de perto a igrejinha do casamento de Sophie, localizada no topo do rochedo.

8- SIDEWAYS – ENTRE UMAS E OUTRAS (2004)
Cenário: Vale de Santa Ynez, Califórnia , Estados Unidos

O filme “Sideways – Entre Umas e Outras” pôs o enoturismo em evidência
Divulgação
O filme “Sideways – Entre Umas e Outras” pôs o enoturismo em evidência
Ao ser lançado, o filme “Sideways – Entre Umas e Outras”, ganhador do Oscar de melhor roteiro adaptado de 2005, pôs em evidência um tipo particular de viagem, o enoturismo . O filme conta a história dos amigos Miles (Paul Giamatti) e Jack (Thomas Haden Church) que passam uma semana no Vale de Santa Ynez, no sul da Califórnia, para comemorar a despedida de solteiro de um dele. Eles envolvem-se emocionalmente com duas garotas e juntos percorrem estradinhas de terra de vinícola em vinícola, bebericaram diferentes tipos de vinho e fazem piquenique entre videiras. O longa chamou a atenção para esta região próxima a Santa Barbara, que ficava antes à sombra de Napa Valley.

- Leia também: Viaje no mundo dos vinhos

9- COMER, REZAR, AMAR (2010)
Cenário: Itália, Índia e Bali

O filme estrelado por Julia Roberts, baseado no best-seller autobiográfico da escritora Elizabeth Gilbert, impulsionou pessoas do mundo inteiro a tirar um ano sabático ou, pelo menos, uma férias de autodescoberta. Após um divórcio traumático e um relacionamento amoroso turbulento com um ator mais novo, a escritora nos leva a uma jornada a três países. Em Roma, Liz Gilbert aprende italiano enquanto se dedica aos prazeres da boa comida. Na Índia, faz um retiro espiritual doloroso. Em Bali, conhece personagens fascinantes, incluindo o brasileiro Felipe (Javier Bardem), com quem terá um relacionamento. Dá para viajar com as imagens do filme, que nos transporta para as fontes de Roma, o ashram indiano e os campos de arroz da ilha da Indonésia.

- Leia também: Comer, rezar, amar express

10- SOB O SOL DA TOSCANA (2003)
Cenário: Toscana, Itália

Sob o Sol da Toscana mostra várias paisagens cinematográficas da Itália
Divulgação
Sob o Sol da Toscana mostra várias paisagens cinematográficas da Itália
Dos enormes campos floridos às casinhas medievais, passando pelos sabores da comida local e o colorido das festas tradicionais, tudo aquilo que nos leva a amar a Itália é mostrado em “Sob o Sol da Toscana”. É a região que dá nome ao filme o lugar escolhido pela recém-separada Frances Mayers (Diane Lane) para comprar impulsivamente uma casa. Ela vive paixões e desilusões, aprende a viver sozinha, a conviver com novos costumes e, aos poucos, vai se apaixonando pelas tradições, paisagens e prazeres do local. Além da Toscana, o filme mostra belas imagens de Positano.

- Leia também: Sul da Itália: onde o mundo se encontra


Acompanhe as novidades do iG Turismo também pelo Twitter .


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.