As melhores praias do Caribe

Por New York Times

Texto

Conheça locais paradisíacos de areiaS cinzenta e rosa, ilhas isoladas e cheias de atividades

Nem todo mundo fala bem das férias nas praias do Caribe. Os pessimistas reclamam da monotonia em excesso. A única coisa que tem para fazer é ficar estirado na praia... E todas parecem iguais. Mas o mar do Caribe – com ilhas planas, montanhosas, minúsculas e enormes – é pontilhado por praias que desafiam as convenções tropicais.

Esqueça as tradicionais praias de areia branca e mar azul-bebê, há locais paradisíacos de areias cinzenta ou rosada, que parecem intermináveis e sem nenhum rastro de vida humana, e outras repletas e atividades.

Elaboramos um guia resumido de algumas das melhores praias do Caribe - algumas mais conhecidas e outras nem tanto. Mas todas comprovam que o ambiente praiano nem sempre é igual ao que a gente vê nos comerciais de cerveja.
 

ANEGADA
Nas Ilhas Virgens

Getty Images
Na Ilha de Anegada dá para passar bastante tempo sem encontrar alguém
Que lugar seria melhor para curtir uma praia do que uma ilha circundada, quase totalmente, por uma única praia? A ilha de Anegada, com seis quase 18 quilômetros de comprimento, está entre as menos visitadas das Ilhas Virgens Britânicas, em parte por ser tão remota.

Situada cerca de 24 quilômetros ao norte de Virgin Gorda – um estuário no arquipélago pouquíssimo povoado – Anegada geralmente é descoberta de duas maneiras: ou em um passeio de um dia a partir de uma ilha vizinha maior ou em uma estadia em um de seus hotéis.

Ao contrário de suas vizinhas, de origem vulcânica, Anegada é uma ilha de corais totalmente plana. Ao caminhar por ela, você cruzará mais com ovelhas do que com pessoas. Se der uma paradinha em um dos pequenos hotéis ou bares da praia para beber um poncho de rum, você irá observar a expansão comercial que toma conta da ilha.

Como chegar: agências que organizam passeios de barco a partir de Virgin Gorda e Tortola levam visitantes até a ilha. Outra opção é ir por conta própria, alugando um pequeno avião.
 

PINK BEACH
Em Barbuda (Antígua e Barbuda)

Flickr/MWeber
A Pink Beach chama a atenção pela areia rosada
Os folhetos de viagem ressaltam que Antígua, ilha vizinha de Barbuda, mas bem maior e mais turística, tem uma praia para cada um dos 365 dias do ano. Nem uma delas, porém, pode se gabar de ter a areia rosada encontrada em Barbuda. Praticamente todo o litoral oeste da ilha é uma faixa contínua de praia onde, ocasionalmente, há uma faixa de areia rosada. Porém a parte mais bonita, no sudoeste, foi batizada de Pink Beach (Praia Rosa), justamente por causa da cor da areia.

O tom está mais para o rosa pálido de uma concha do mar do que para a casinha da Barbie, e a cor geralmente surge em faixas, como se formasse uma trama com a areia branca. Fora a cor, uma das principais atrações da praia, conhecida como Eleven Mile Beach (Praia das Onze Milhas) é sua largura. Enquanto muitas praias caribenhas são faixas estreitas de areia, a Pink Beach é o equivalente tropical do Champs-Elysées. Ela é também incrivelmente deserta. É possível caminhar por milhas sem encontrar uma alma viva.

Como chegar: voos e balsas a partir de Barbuda são bastante irregulares, então a maneira mais fácil de chegar é com uma das agências de Antígua que organizam passeios diários até a ilha, em veleiro.

 

FLAMENCO BEACH
Na ilha de Culebra (Porto Rico)

Enquanto sua ilha irmã, Vieques, atrai toda a agitação atual, Culebra é uma ilha de Porto Rico que tem uma das faixas de areia mais estonteantes do Caribe. Uma corrida curta de táxi a partir de terminal da balsa irá te levar até a atração principal, Flamenco Beach, uma faixa larga de areia, que vai aumentado de forma quase perfeitamente simétrica, emoldurando a baía de águas tão calmas e azuis como uma piscina. A praia já serviu de entreposto para o exército americano, história que os veranistas não podem ignorar com a característica artificial mais marcante da praia: um antigo tanque de guerra, pintado e transformado em projeto de arte comunitária pelos moradores locais.

Como chegar: balsas partem da vila portuária de Fajardo, na costa leste de Porto Rico, várias vezes ao dia (Apesar de menos econômico, voar em uma das companhias locais é uma opção mais confiável).

 

GRACE BAY
Na ilha de Providenciales (Turks e Caicos)

Getty Images
Grace Bay é tomada por resorts, mas não-hóspedes podem frequentá-la
São muitas as praias caribenhas que concentram quase toda a ação da ilha. Seven Mile Beach, em Grand Cayman, Palm Beach, em Aruba e Orient Bay, em St. Martin, são alguns exemplos. Mas, poucas podem se comparar às areias macias e às aguais azuis cintilantes de Grace Bay. As construções ao longo da praia não são sufocantes como os edifícios altos dos hotéis que invadem as praias de tantas outras ilhas. Os resorts luxuosos de Grace Bay te convidam para entrar, mas não é preciso ser hóspede para apreciar a orla – as praias são abertas ao público. Barreiras de recife próximas da costa mantêm as ondas grandes afastadas e criam faixas de águas azul celeste e verde azulado.

Como chegar: Uma vez em Providenciales, há grandes chances que seu hotel esteja situado exatamente em Grace Bay. Se não for o caso, a praia é de fácil acesso a partir de todos os resorts, que geralmente estão prontos para acomodar visitantes.

 

CINNAMON BAY
No ilha de Saint John (Ilhas Virgens)

A maioria dos visitantes de St. John é tentada a voltar várias vezes à principal atração da ilha, Trunk Bay, e eles têm boas razões para isso. É uma praia lindíssima e fica bem próxima da vila de Cruz Bay. Mas, apenas alguns minutos adiante, encontra-se Cinnamon Bay, outra joia do conjunto de praias maravilhosas do Parque Nacional das Ilhas Virgens. Cinnamon parece bastante rústica se comparada aos parâmetros de St. John. A área ao redor é um camping, com barracas e cabanas escondidas por trás das palmeiras que margeiam a praia. Olhando da praia, você vai se embriagar com a ampla vista dos atóis próximos e das Ilhas Virgens Britânicas ao longe.

Como chegar: balsas para Cruz Bay, o epicentro do turismo de St. John, partem a cada hora a partir de St. Thomas. A praia pode ser alcançada com uma corrida de táxi curta.

 

ANSE CHASTANET
Santa Lúcia

Getty Images
Diferente das praias de areia branquinha, a de Anse Chastanet é cinza cintilante
É compreensível que Anse Chastanet não conste da lista das 10 melhores praias caribenhas de muita gente. Muitos preferem a água azul turquesa e a areia branca de outras praias da região. Anse Chastanet, localizada na costa leste de St. Lucia, tem uma composição cinza cintilante. O Anse Chastanet Resort, que ocupa a área ao redor da praia, oferece gratuitamente uma fileira de barracas de palha com sombra onde as palmeiras não alcançam.

Dica: Use chinelos de dedo, pois, quando o sol está a pino, tocar a areia com os pés dá a mesma sensação que ficar descalço em uma quadra de tênis. O mar tampouco tem os tons de azul e verde habituais do Caribe. Mas, a visibilidade subaquática é excelente, fazendo do snorkel um dos passatempos locais preferidos.

Como chegar: o acesso à praia é pelo resort, o que é permitido para frequentadores não estão hospedados no hotel.

* Tradução: Claudia Batista Arantes

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter.

 

 

Leia tudo sobre: caribe
Texto

notícias relacionadas