Antes e depois da Disney

Por Alessandra Oggioni, especial para o iG

Texto

Veja como Walt Disney transformou um terreno pantanoso e isolado na Flórida no sonho de viagem de milhões de pessoas

Quem vai aos parques temáticos de Walt Disney World talvez não consiga imaginar que aquele mundo encantado de magia e alegria já foi um terreno pantanoso no passado. Empreendedor e ousado, Walt Disney encontrou na área de 43 quilômetros quadrados, na Flórida, o lugar certo para realizar um de seus mais importantes projetos – que em outubro completou 40 anos. 

Depois de construir a Disneylândia, na Califórnia, em 1955, Walt Disney começou a procurar um novo local para construir um grande parque. Em 15 de novembro de 1965, Disney e o irmão, Roy, anunciaram o projeto que se transformaria no sonho de milhares de crianças – e adultos – de todo o mundo: o complexo Walt Disney World. "Acredite em mim, é a missão mais emocionante e desafiadora que já tivemos", disse Walt Disney, na época. Quem vai a um dos parques, comprova que ali os sonhos viram, de fato, realidade.

Mais:
- Prepare-se para ir à Disney


O Magic Kingdom foi o primeiro parque temático da Disney na Flórida a ser concluído, em 1971. Infelizmente, seu mentor não conseguiu ver seu grande projeto concluído – Walt Disney morreu em 1966, antes mesmo do início das obras e das enchurradas de visitantes que desde então invadem o parque diariamente.

Desde a inauguração, em 1º de outubro de 1971, um dos ícones do parque é o Castelo da Cinderela, palco de grandes apresentações dos personagens Disney. O local, que demorou 18 meses para ser construído, contou com o trabalho de 9 mil pessoas e custou mais de US$ 400 milhões. Em torno dele, os visitantes se reúnem para assistir aos espetáculos de fogos de artifício e às comemorações especiais, como a de Natal, por exemplo.


Além do Magic Kingdom, o complexo Disney na Flórida conta ainda com mais três parques temáticos: o Epcot, que homenageia diversos países com réplicas de pontos turísticos famosos (inaugurado em 1982); o Disney Hollywood Studios, antigo Disney-MGM Studios, que tem brinquedos com temática de filmes famosos (concluído em 1989); e o caçula Animal Kingdom, parque que mistura o contato com animais a atrações diversas (aberto em 1998).

Abertura da atração Space Mountain, no Magic Kingdom, em 1971. Foto: Divulgação / Walt Disney WorldConstrução do parque Hollywood Studios, em 1994. Foto: Divulgação / Walt Disney WorldParada na inauguração do Magic Kingdom, em 1971. Foto: Divulgação / Walt Disney WorldO Castelo da Cinderella, antes e depois. Foto: Arte iGApresentação em comemoração aos 100 anos de Walt Disney, celebrado em 2001. Foto: Divulgação / Walt Disney WorldComemoração do décimo aniversário do Magic Kingdom, em 1981. Foto: Divulgação / Walt Disney WorldDesfile de comemoração do 20º aniversário do Magic Kingdom, em 1991. Foto: Divulgação / Walt Disney WorldParques da Disney prezam pela imersão total em um mundo mágico. Foto: Divulgação

Todo o complexo tem também mais dois parques aquáticos, o Typhoon Lagoon (de 1989) e o Blizzard Beach (inaugurado em 1995), além, é claro, de 25 resorts.

Leia também:
- Boas compras em Orlando
- Organize sua viagem para a Disney

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter

Leia tudo sobre: disneyorlandoEUA
Texto

notícias relacionadas