Cidade da Califórnia reúne belas vistas do Pacífico, boa gastronomia e espaços de arte

São Francisco costuma deixar os visitantes maravilhados com sua geografia impressionante. As colinas não saem da memória depois do sobe e desce dos bondinhos ou de duras caminhadas pelas ladeiras. Tem também o panorama espetacular da cidade californiana, com os sobradinhos vitorianos no Alamo Square Park formando um cenário pronto para virar cartão-postal. Isso tudo margeado por milhas e milhas do Oceano Pacífico e do extenso porto natural formado pela Baía de São Francisco .

Ponte Golden Gate, símbolo de São Francisco
Getty Images
Ponte Golden Gate, símbolo de São Francisco
A região litorânea, antiga zona industrial com bolsões de deterioração total, foi polida e transformada em mais um dos prazeres da cidade. Comece explorando a Costa Leste, ao Sul da Bay Bridge, dando a volta a Oeste pela Golden Gate até chegar à praia de Ocean Beach, ao Sul. Em um animado final de semana em São Francisco, você irá compartilhar com os moradores muitos de seus lugares preferidos – aproveitando também para ver o que se mantém do coração marítimo da cidade.

SEXTA-FEIRA

16h – Passeio à beira-mar
China Basin, ao Sul da Bay Bridge, transformou-se em um bairro completamente novo depois que começaram a ocorrer grandes mudanças na área, por volta do ano 2000. O novo campus da Universidade da Califórnia, em Mission Bay, trouxe belas construções e obras de arte, dentre elas duas altíssimas torres de aço projetadas por Richard Serra, escultor minimalista nascido na cidade. A inauguração do AT&T Park, sede do San Francisco Giants, equipe de beisebol vencedora do World Series, trouxe energia e também novos monumentos à região, incluindo tributos a grandes nomes - como Willie Mays e Willie McCovey. Alugue uma bicicleta na Bike Hut , loja sem fins lucrativos localizada no píer 40 ( tel: 415-543-4335 ), e pedale pelo largo calçadão à beira-mar. Outra opção é alugar um caiaque na City Kayak ( tel: 800-725-079 0).

17h30 – Drinque no Embarcadero
No local antes ocupado por uma antiga estrada – demolida após o terremoto Loma Prieta de 1989 – e antes disso por um movimentado cais, a área conhecida como Embarcadero é atualmente um dos pontos mais convidativos das noites de sexta-feira na cidade – com destaque para dois locais interessantes para tomar um drinque: o Waterbar ( 399 Embarcadero, tel: 415-284-9922 ) e o Epic Roasthouse ( 369 Embarcadero, tel: 415-369-9955 ). Os dois oferecem vista imbatível da Bay Bridge, mas as ostras do Waterbar ( 1 dólar a unidade, até as 18h ) criam um clima especial.

20h – Restaurante flutuante
Apesar do nome, o Forbes Island ( saindo do píer 39, tel: 415-951-4900 ) não é uma ilha, mas uma experiência. Criado em uma casa-barco de 700 toneladas, o restaurante flutuante conta com um salão de jantar subaquático (com portinholas), um farol de 12 metros de altura e um bar ao ar livre de onde quase é possível tocar leões-marinhos. Forbes Thor Kiddoo, seu criador e proprietário, é quem pilota o barco que traz a clientela, que embarca em um píer próximo. O caldo de frutos do mar (10 dólares) é delicioso, assim como o filé ao molho cremoso de conhaque (29 dólares) e o salmão orgânico (34 dólares). Não perca a vista panorâmica de 360º do topo do farol – talvez o melhor ponto da cidade para observá-la.


SÁBADO

9h – Exercícios ao ar livre
Vontade de aproveitar a manhã de sábado para fazer exercícios? Uma boa pedida é uma corrida no Crissy Field , antigo campo de aviação transformado em área pública de recreação ao ar livre. As atividades vão das mais excêntricas ( aulas para aprender a pegar siri no Fort Point, embaixo da Golden Gate Bridge, tel: 415-556-1693 ) às mais cafeinadas ( cafezinho ao ar livre no Beach Hut Cafe, 1199 East Beach, tel: 415-561-7761 ). Mas a opção mais animada é, sem dúvida, a House of Air ( 926 Mason St., tel: 415-345-9675 ) um centro de trampolins instalado em um dos prédios antigos do parque The Presidio. Além da piscina infantil e do centro de escalada indoor, a House of Air também conta com quadra, centro de treinamento esportivo e brinquedo inflável para as crianças.

Meio-dia – Hora do rango
O jantar no The Presidio mudou muito desde os tempos do toque de despertar da madrugada. Diversos restaurantes agora ocupam o lado Nordeste da antiga área militar, onde ocorreu grande parte da expansão desde que o local passou a ser controlado pelo National Park Service, em meados dos anos 1990. Um lugar que ainda guarda o antigo ambiente militar é o Presidio Social Club ( 563 Ruger St., tel: 415-885-1888 ). Tão despretensioso quanto um soldado de infantaria, o clube oferece drinques dos velhos tempos ( o Sazerac, à base de centeio, data de 1840) e um brunch a preços módicos (a maioria das opções vai de 10 a 15 dólares ). Para a sobremesa, os bolinhos fritos com calda de chocolate (7 dólares) vão abastecer o fôlego para a próxima ofensiva.

Union Square é um dos pontos frequentados pelos turistas
Getty Images
Union Square é um dos pontos frequentados pelos turistas

14h – Passeio pela Union Street
Desvie para a Union Street , região preferida de compras na cidade, com suas butiques e lojas de decoração diferenciadas. Encontre lindos vestidos de seda e joias de ouro na Chloe Rose ( 1824 Union St., tel: 415-932-6089 ), escolhidos a dedo por sua proprietária, que mora na sobreloja. A loja de artigos infantis Sprout San Francisco ( 1828 Union St., tel: 415-359-9205 ) vende brinquedos em plástico reciclado confeccionados na região de São Francisco. Moda feminina também pode ser encontrada na Ambiance ( 1864 e 1858 Union St., tel: 415-923-9797 ) e na Marmalade ( 2059 Union St., tel: 415-673-9544 ). Na San Francisco Surf Company ( 2181 Union St., tel 415-440-7873 ), de propriedade de um surfista local, é fácil encontrar um estoque de velas feitas de parafina de surfe e todos os tipos de acessórios para a prática do esporte.

16h – Natureza e arte
Faça uma caminhada pelas colinas e bosques na costa do Pacífico no parque The Presidio, onde quilômetros de trilhas levam a vistas e cenários pitorescos da cidade. Como se a beleza natural não bastasse, instalações e esculturas de diversos artistas também ocupam o espaço. Um deles é Andy Goldsworthy, escultor ambiental inglês, autor de obras efêmeras ali expostas – como a Spire, um espigão de madeira, e a Wood Line, escultura em forma de “S” feita de eucalipto.

20h – Jantar com vista para o Pacífico
O restaurante The Cliff House ( 1090 Point Lobos, tel: 415-386-3330 ) é uma instituição em São Francisco desde os tempos da Guerra Civil. Ainda localizada no mesmo ponto alto do penhasco, de frente para a Seal Rocks com suas ondas quebrando abaixo, a Cliff House passou por uma grande reforma em 2004. O resultado pode ser visto em dois andares totalmente repaginados, cada um deles com vista impressionante do Pacífico. No andar de cima, o The Bistrô serve pratos e coquetéis sob os olhares atentos de celebridades expostas em fotos (Judy Garland é uma delas, em uma glamorosa foto autografada). O Sutro’s ocupa o piso inferior, com especialidades como o sanduíche de dois caranguejos (29 dólares) ou as vieiras grelhadas (27 dólares). Experimente o coquetel Ramos Fizz (5 dólares) – com gim, clara de ovos e suco de laranja - que promete curar ressaca.

Fogueira na praia é tradição nas areias de São Francisco
Getty Images
Fogueira na praia é tradição nas areias de São Francisco

22h30 – Fogueira na praia
Poucas coisas têm mais a cara da Califórnia do que fogueiras na praia, tradição orgulhosamente mantida em toda sua costa. Em São Francisco, a turma mais libertária prefere a Ocean Beach, praia larga bem abaixo da Cliff House onde nasceu o festival Burning Man, que agora ocorre no deserto de Nevada. Mesmo com o vento cortante, o ambiente da praia é sempre contagiante, com o alto astral de grupos reunidos para tocar violão. Leve uma manta e um casaco para observar as estrelas e a arrebentação.

DOMINGO

9h – Nascer do sol em Sunset District
O Sunset District por muito tempo foi apenas um subúrbio monótono de São Francisco, na extremidade Sudoeste da cidade. Agora, o local foi tomado por butiques, cafés e espaços de arte. Para quem procura pranchas de segunda mão e toda a parafernália do surfe, as opções são a Mollusk Surf Shop ( 4500 Irving St., tel: 415-564-6300 ) e a General Store ( 4035 Judah St., tel: 415-682-0600 ), que vende de jeans a estilingue. A Woodshop ( 3725 Noriega St .) é um coletivo de quatro artistas cujos trabalhos vão de cadeiras customizadas a placas pintadas à mão. O grupo de barbudos simpáticos diz que as visitas são com hora marcada, mas, na maioria das vezes, uma batida na porta já é o suficiente.

Meio-dia – O outro lado do parque
O lado Oeste do Golden Gate Park, de frente para a Ocean Beach, tem um clima de Rodney Dangerfield, menos conhecido e valorizado do que o lado do parque que dá para a cidade. Mesmo assim, o local oferece atrações impressionantes, como um campo de golfe público de nove buracos, uma reserva de bisões e um lago tranquilo para a prática de pesca com mosca. Próximo à praia Ocean Beach, o restaurante Park Chalet ( 1000 Great Highway, tel: 415-386-8439 ) é um ótimo lugar para tomar um brunch com champanhe (25 dólares) e deixar a criançada brincar.


ONDE FICAR:

A região do Embarcadero tem um conjunto de nove opções de acomodação bem ao Sul do Ferry Building. Dentre elas, destacam-se o hotel-butique Griffon ( 155 Steuart St., tel: 415-495-2100 ), com diárias a partir de 209 dólares, e o elegante Hotel Vitale ( 8 Mission St., tel: 415-278-3700 ), com diárias a partir de 279 dólares. O Harbor Court ( 165 Steuart St., tel: 415-882-1300 ) mescla estilo a um toque de luxo (além de vista estonteante da baía), com diárias a partir de 186 dólares.

A região de Marina District e Fisherman’s Wharf conta com diversas opções de hotéis básicos, mas o Union Street Inn ( 2229 Union St., tel: 415-346-0424 ) oferece quartos personalizados a partir de 199 dólares e é uma escolha tranquila nas proximidades sempre lotadas de turistas e locais, que buscam diversão depois da faculdade ou do trabalho.

Tradução: Claudia Batista Arantes


Acompanhe as notícias do iG Turismo pelo Twitter

 * O iG Turismo não se responsabiliza pelos preços divulgados, sugerimos confirmar previamente com agências de viagem e estabelecimentos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.