Carla Diaz, Alessandra Ambrósio e Beyoncé não resistem aos encantos de Veneza
Reprodução/Instagram 15.11.2022
Carla Diaz, Alessandra Ambrósio e Beyoncé não resistem aos encantos de Veneza

A capital da região de Vêneto, no norte da Itália , Veneza, é conhecida como a "cidade dos apaixonados" pela perfeita combinação entre belezas, tanto históricas quanto naturais.

Ela é formada por mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático, o que a torna uma cidade sem estradas, com apenas canais, sendo o mais importante e famoso deles o Grand Canal , com uma extensão que supera 4 km.

Repleta de palácios góticos e renascentistas, a cidade é uma atração turística desejada por visitantes de todo o mundo, como os brasileiros. O casal Carla Diaz e Felipe Becari , a modelo internacional Alessandra Ambrósio , e os poderosos da música Beyoncé e Jay-Z já prestigiaram de perto o glamour de Veneza.


O que fazer

O ideal é chegar cedo na cidade para que se possa bater perna à vontade durante todo o dia. Um bom lugar para começar a conhecer Veneza é a  Piazza San Marco , a praça central da cidade, onde ficam localizadas a Basílica de São Marcos e o  Campanário de São Marcos  - a torre do sino - que tem uma vista linda para os telhados vermelhos de Veneza.

Outro passeio que vale a visita é o  Palazzo Ducale , conhecido também como  Palácio do Doge - em alusão à denominação dos chefes ou primeiros magistrados eleitos das antigas repúblicas marítimas italianas - Gênova e Veneza.

O palácio possui um interior deslumbrante, uma vez que seus amplos salões foram construídos para impressionar embaixadores e chefes. Por lá é possível admirar a maior e uma das mais impressionantes obras de arte do mundo: o Paraíso, de Tintoretto. 


Outro ponto supervisitado e importante da cidade de Veneza é a Ponte Rialto , que durante séculos foi o único modo de atravessar o Grand Canal.

A ponte é feita em mármore e proporciona uma vista linda no fim de tarde. Passando por lá, vale visitar também o Mercado di Rialto , que abastece há séculos os moradores locais com peixes, frutas, verduras e outros alimentos.

Outra ponte famosa é a  Ponte dei Sospiri , conhecida como a Ponte dos Suspiros, que liga o Palazzo Ducale e a  Prigioni Nuove  ( Prisão Nova) - o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.

A ponte, que possui um belo exterior feito em pedra de istria, servia de passagem para os condenados da cidade que seguiam para a pena de morte. O nome suspiro se deu porque se crê que os presos davam seu último suspiro em vida durante a passagem na ponte.

Sobre o transporte pelas águas é possível utilizar os vaporetti que dispõem de duas linhas (1 e 2). Já para quem busca uma atividade mais romântica ou em grupo, o Passeio de Gôndola  vale super à pena.


Outro ponto histórico local é a  Basílica Santa Maria Gloriosa dei Frari , a maior igreja de Veneza . Tem estilo gótico veneziano e abriga em seu interior obras de artes de grandes artistas. Já a  Basílica di Santa Maria della Salute , que também vale a visita, é de arquitetura barroca veneziana e foi construída em agradecimento pelo fim da peste negra que assolou a Europa.

Para quem busca por museus, Veneza tem diversas opções, já que se trata de uma cidade muito importante para entender a história da humanidade.

Museu Correr conta a história de Veneza; a Galleria dell’Academia , abriga uma coleção com inúmeras pinturas venezianas, além de exibições temporárias; a Coleção Peggy Guggenheim , de arte moderna e contemporânea, contempla os visitantes não só com as obras, mas também com lindos jardins e uma ótima vista para o Grand Canal.

A ópera é outro programa clássico, ligado à arte italiana, e o Teatro La Fenice é o melhor para prestigiar um recital veneziano.


Como chegar

Entre muitos benefícios já citados, Veneza ainda é uma cidade com aeroporto próprio, estação de trens e acesso por via terrestre. Contudo, a cidade não pode ser conhecida internamente por carro, pelo fato de não haver estradas e ser circundada pelo Grand Canal.

O Aeroporto de Veneza – Marco Polo (VCE), está a cerca de 6 km de barco do centro histórico. Do aeroporto, é possível pegar um ônibus, das empresas ATVO e ACTV, e ir até a  Piazzale Roma - praça onde se concentram os ônibus que saem e entram em Veneza, e último ponto onde é possível chegar de transporte terrestre.

A partir da Piazzale Roma, é preciso pegar um transporte aquático, que pode ser o  traguetto - barco que faz o transporte público - ou a  alilaguna ou  táxi boat  - transfer aquático privado.

A cerca de 25 km de Veneza fica outro aeroporto, o de Treviso (TSF) - mais uma opção para quem chega de avião à cidade.

Quando ir

Veneza oferece uma mistura de clima mediterrâneo e continental, o que faz com que a chuva esteja presente quase todo o ano, com temperatura média anual de 13°C.

A melhor época para conhecer a cidade italiana é durante as estações intermediárias: primavera – março a maio –, e outono – setembro a novembro. Nestes períodos, os termômetros podem marcar 23°C durante o dia, e chegar aos 4°C à noite. 

No verão costuma ser muito quente, além de ser alta temporada, o que encarece a viagem. Já o inverno oferece temperaturas entres -1°C e 10°C.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!