A Antártida é a região mais fria do mundo.
66 north / unsplash
A Antártida é a região mais fria do mundo.

Os brasileiros estão bem acostumados a longas ondas de calor por viver em um país tropical, onde as temperaturas permanecem durante todo o ano na faixa dos 23°C. Praias, areia branca, palmeiras e cenários paradisíacos figuram entre os maiores atrativos do Brasil e atraem milhares de turistas que buscam aproveitar o sol. Por isso, pode até soar estranho quando ouve-se falar em locais em que as temperaturas chegam a -89°C, um contraste enorme com a realidade local. 

A Antártida, por exemplo, já chegou à impressionante marca de -89°C, local que não é habitado. Em contrapartida, existem lugares no planeta quase tão gelados, com uma população permanente como a Rússia, a Islândia e a Estônia, que são igualmente frias. 

Antártida

O continente mais frio do planeta é literalmente uma zona coberta de gelo. Nele, registrou-se a menor temperatura da Terra: surpreendentes -89,2°C. Logo, é possível perceber que quem deseja visitar o lugar deve ser muito apaixonado pelos climas frios. Afinal, a Antártida não é uma região habitada, apenas cientistas e militares permanecem por lá, provisoriamente. Contudo, a atividade turística também é forte no local, com agências especializadas fornecendo uma expedição inesquecível.   

O cenário é deslumbrante, com geleiras, icebergs, termas vulcânicas, pinguins e baleias encantando os visitantes. No entanto, uma expedição para o território mais gelado do mundo não é nada barata, visto que um pacote simples de nove dias custa em média US$ 5,5 mil (cerca de R$ 30 mil). Para chegar à Antártica, o trajeto mais usual é por meio dos portos de Ushuaia, cidade mais austral do mundo, na Argentina. A maioria dos passeios também levam os passageiros para as Ilhas Geórgia do Sul e para as Ilhas Malvinas. 

Oymyakon - Rússia

Oymyakon é a cidade mais gelada do mundo
Reprodução
Oymyakon é a cidade mais gelada do mundo

Oymyakon, na Rússia, é a cidade mais fria do mundo. No inverno, as temperaturas podem chegar a -50°C. E não é fácil viver em um destino tão gelado: com apenas 920 habitantes, o pequeno povoado na Sibéria tem de lidar com problemas como cílios e lágrimas congeladas. O cenário branco e coberto de neve é o mesmo durante quase o ano todo, até os animais de estimação precisam andar na rua com roupas de proteção. 

No entanto, o verão em Oymyakon pode chegar a 32°C, mas o calor dura apenas poucos meses. Nessa época do ano, as pessoas podem aproveitar a luz do dia por até 21 horas. No inverno, por outro lado, são aproximadamente três horas de claridade. A cidade também atrai turistas, que buscam aventuras e paisagens incomuns. Outra curiosidade interessante é que os moradores não precisam de geladeira, mas se deixarem as roupas no varal elas podem congelar e quebrar.

Leia Também

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Leia Também

Alasca - Estados Unidos

Entre os 50 estados americanos, o Alasca é o menos habitado, atingindo temperaturas de -30°C durante o inverno. O local, porém, cativa por seus cenários encantadores: são vastas áreas cobertas de florestas, geleiras e uma rica diversidade de fauna e flora. Mas o destino não é apenas natureza, tem uma agitada vida noturna, oferecendo uma variedade de bares e restaurantes. 

É lá que se encontra a montanha mais alta da América do Norte, a Montanha Denali ergue-se por impressionantes 5.500 metros de altura. Dentro do Parque Nacional Denali, ainda é possível realizar trilhas, apreciar a vegetação da tundra, rios e planícies. Há também a presença de animais silvestres como lobos, ursos e renas. 

Estônia

A Estônia é um país localizado ao norte da Europa, com cerca de 1,3 milhão de habitantes. A capital, Tallinn, é a região mais fria: chegando a -17°C em alguns dias do inverno. E é justamente a principal atração turística do destino, com construções que datam do século 13. Seu centro histórico é tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, contando com igrejas, muralhas, edifícios e ruas medievais. 

Como é um país pequeno, muitos turistas acabam se estendendo para as cidades vizinhas São Petersburgo, na Rússia, e Helsinque, na Finlândia. Não há voos diretos saindo do Brasil, então é preciso realizar uma conexão em lugares como Londres, Moscou ou Copenhague. 

Finlândia

As temperaturas em Helsinque, capital da Finlândia, costumam chegar a -8°C no inverno. O local também oferece uma estadia aconchegante, com museus, parques e vilas bucólicas. Além disso, o frio não espanta ninguém que queira se divertir, o lugar oferece uma gama de bares e restaurantes disputados. O país ainda é um dos favoritos dos turistas que desejam presenciar o espetáculo das luzes no céu, a aurora boreal. 

Viajar para a Finlândia no inverno é uma experiência mágica: os visitantes aproveitam para esquiar ao longo dos cenários brancos de neve. Na Lapônia, quase fronteira com a Rússia, pode-se conhecer a casa do Papai Noel e realizar um safári no gelo. 

** Beatriz Neves é estudante de jornalismo. É estagiária de Soft News do iG desde março de 2021 e já escreveu para as editorias Delas, Receitas, Turismo, Gente, Canal do Pet e Queer. É apaixonada por tudo o que envolve livros, cinema e música, principalmente os clássicos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!