Jericó é uma das cidades mais antigas do mundo
Snowscat/Unsplash
Jericó é uma das cidades mais antigas do mundo

Jericó, cidade situada na Cisjordânia, às margens do Rio Jordão a cerca de 258 metros abaixo do nível do mar, sendo a região habitada com a menor altitude do planeta. A 27 km de Jerusalém  e a 8 km do Mar Morto, as terras de Jericó eram, segundo é descrito no Velho Testamento, férteis e muito buscadas para o estabelecimento de populações ao longo de milhares de anos, quando era conhecida por “Cidade das Palmeiras”.

Os “tempos de glória” da cidade datam até mesmo de antes dos primeiros escritos bíblicos, sendo que o pouco que se sabe a respeito vem dos estudos arqueológicos, que apontam que a cidade já tenha mais de 10 mil anos, sendo oficialmente considerada a cidade habitada mais antiga do mundo, algo que se nota já à entrada da cidade, escrito na famosa Fonte de Eliseu, um dos locais mais fotografados pelos turistas – calcula-se que as primeiras habitações sejam de cerca de 10 mil anos antes de Cristo.

Em Jericó estão lugares considerados sagrados pelo cristianismo, judaísmo e islamismo, o que faz da cidade um dos lugares mais importantes do mundo para muitas pessoas. Segundo o Antigo Testamento, Jericó foi cenário para o que ficou conhecido como “A batalha de Jericó”, na qual Josué teria levado o exército e passado sete noites fazendo um cerco às muralhas da cidade. Ao sétimo dia, Deus teria tocado sete trombetas e todos gritaram juntos, assim derrubando a grande muralha. Assim, o povo comandado por Josué teria tomado a cidade, queimado tudo e levado as riquezas do local, em nome de Deus (citado no livro de Josué, capítulo 6).

Jericó também é cenário para acontecimentos importantes mencionados no Novo Testamento, como o famoso Monte das Tentações, onde Jesus teria passado por um jejum de 40 dias, tempo em que foi visitado diversas vezes pela figura do Diabo, que o teria tentado para que transformasse pedras em pão, mas Jesus resistiu às tentações.

A cidade também teria sido cenário para alguns milagres realizados por Jesus, como a cura de homens cegos. Talvez o mais famoso deles seja a Árvore de Zaqueu, sendo que Zaquel não era cego fisicamente, mas espiritualmente. A história bíblica conta que o homem teria subido na árvore para ver Jesus que estava passando com discípulos, e o teria convidado para sua casa. Zaqueu era um homem rico e cobrador de impostos, muito mesquinho. Após ter recebido Jesus, o homem passou a enxergar com “os olhos da alma”, mudando completamente de vida e se tornando mais generoso.

Como chegar a Jericó

Jericó já foi conhecida como
Valdemaras D/Unsplash
Jericó já foi conhecida como "Cidade das Palmeiras"

Para quem desejar visitar a cidade mais antiga do mundo, o passeio pode ser feito por empresas de turismo, com guias especializados – o que é mais indicado – ou mesmo por conta própria, tendo o cuidado para não acabar indo parar em locais inóspitos, lembrando que ainda hoje acontecem diversos conflitos entre palestinos e israelenses. Além da segurança, visitas guiadas também ajudam a conhecer a parte histórica dos locais visitados.

Para quem vai sozinho, é indicado ir até o terminal de ônibus, na entrada de Damasco, antiga cidade de Jerusalém, e pegar um ônibus para Belém, sendo o custo da passagem 1,70 euros (equivalente a cerca de 11 reais).

Já em Belém, o mais indicado é que se contrate um táxi para todo o dia de passeio, o que deve chegar a um valor aproximado de 200 euros (por volta de 1.303 reais). Lembrando de se certificar de que os transportes sejam todos certificados evitar passar por lugares onde possa haver conflitos.

O que fazer por lá

Jericó está às margens do Mar Morto
Dave Herring/Unsplash
Jericó está às margens do Mar Morto

Existem alguns locais que são praticamente obrigatórios para se conhecer em uma visita à cidade mais antiga do mundo, seja uma pessoa religiosa ou não, vale muito a pena pelo conteúdo histórico que contém em uma cidade com mais de 10 mil anos.

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

A Fonte de Eliseu

A Fonte de Eliseu, popular por ter escrito
Reprodução/Pinterest
A Fonte de Eliseu, popular por ter escrito "A Cidade mais antiga do mundo"

A fonte de Eliseu é uma nascente que recebeu esse nome em homenagem ao profeta Eliseu, que teria realizado uma série de milagres, sendo um deles a transformação das águas da fonte em água potável.

A Árvore de Zaqueu

Local onde Zaqueu teria subido para ver a passagem de Jesus
Bahnfrend/Wikimedia Commons
Local onde Zaqueu teria subido para ver a passagem de Jesus

A mesma árvore, ou parte dela, que Zaqueu teria subido para ver a passagem de Jesus ainda se encontra no mesmo local, hoje protegido.

Palácio de Hisham

Sitio arqueológico islâmico mais importante da Palestina, é composto por vários mosaicos, sendo 38 painéis ao longo de mais de 820 m², entre eles o que representa a “Árvore da Vida”. O local já tem mais de 1.300 anos e foi destruído em 747 d.C, por um forte terremoto que o deixou coberto por camadas de areia, sendo descoberto sob escombros muitos anos depois.

Monte das Tentações

Monastério localizado no Monte das Tentações
Dmitrij Rodionov/Wikipedia
Monastério localizado no Monte das Tentações

Tendo esse nome por representar as tentações enfrentadas por Jesus durante 40 dias, segundo a Bíblia. O monte está à 11 km ao noroeste de Jericó e é um dos pontos mais procurados pelos turistas, por isso foi construído um teleférico para acessar o local. O teleférico vai de Tel-al-Sultan até o Monte das Tentações, sendo possível ver também o Monastério Qurantul.

Ruínas da cidade de Jericó

Ruinas da cidade de Jericó
Reprodução/Pinterest
Ruinas da cidade de Jericó

Cenário da batalha de Jericó, local onde ficava a antiga muralha que teria sido derrubada pelo exército de Josué. As muralhas de fato existiram e foram descobertas por arqueólogos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!