Buenos Aires é uma cidade em mutação, culturalmente diversa e jovem. Diante desses aspectos, ainda conta uma diversidade de atrações muito ampla e agrada o gosto de vários tipos de turista. 

Leia também: Os mais tradicionais - confira outros bairros de Buenos Aires

Bairro de Colegiales é um dos mais grafitados da cidade
Flavia Matos/ IG
Bairro de Colegiales é um dos mais grafitados da cidade

Para quem quer uma Buenos Aires clássica, os bairros de La Recoleta, Puerto Madero e La Boca são um prato cheio. Mas se você pensa em sair do roteiro comum, bairros como Colegiales e Chacarita precisam estar na sua lista de lugares para visitar. Veja abaixo os principais atrativos de cinco bairros “diferentões” na cidade.

1. Palermo

O museu Malba é um dos mais tradicionais de Buenos Aires. Lá está a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral
Flavia Matos/ IG
O museu Malba é um dos mais tradicionais de Buenos Aires. Lá está a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral

Palermo é um dos bairros mais jovens e arborizados de Buenos Aires. Por lá o turista poderá encontrar o Parque Três de Febrero, o Jardim Botânico e o antigo Jardim Zoológico que hoje é um parque.

O bairro é dividido em Palermo Chico - áreas de bosques e mais “aristocrática”, Palermo Soho - uma área mais voltada às galerias de arte e design, e por fim, Palermo Hollywood - área que abriga muitas produtoras de vídeo e televisão. É uma boa opção de hospedagem para o público mais jovem. Em praticamente todas as esquinas é possível encontrar bares e bistrôs abertos até altas horas da noite.

Veja abaixo a lista das principais atrações de Palermo:

  • Parque Tres de Febrero;
  • Planetário Galileo Galilei;
  • Museu de Arte Lationamericano (Malba);
  • Museu de Artes Plásticas Eduardo Sívori;
  • Museu de Arte Popular José Hernández;
  • Jardim Japonês;
  • Jardim Botânico Carlos Thays;
  • Museu Evita;
  • Teatro Sarmiento;
  • Campo Argentino de Polo;
  • Hipódromo Argentino;
  • Ecoparque;
  • Clube de Pescadores e Muelle


Colegiales

Os bairros Colegiales e Chacharita têm uma origem comum. Ambos os bairros eram uma fazenda chamada Chacarita de los Colegiales que abrigava os alunos da escola jesuíta de Monserrat.

Para quem já visitou Buenos Aires, talvez o bairro de Colegiales não tenha figurado em seu roteiro anteriormente. O local entrou na rota turística do Ente de Turismo há pouco tempo e tem encantado os turistas com suas transformações.

Leia também: De São Paulo a Argentina economizando 86% - saiba como é voar numa low cost

A principal atração do bairro é o Mercado de las Pulgas, um galpão enorme que vende itens usados (tudo o que você pode imaginar). Em frente ao mercado está sendo construída a Praça Clemente e Praça Mafalda, personagens dos quadrinhos do escritor Quino. Próximo também está a antiga fábrica Minetti e a Igreja de Don Bosco.Além disso, por lá também se encontra um famoso mural de Frida Khalo - que na verdade é uma danceteria. O local mais  "instagramável" de Buenos Aires faz sucesso com os turistas.

O Ente de Turismo realiza visitas guiadas por Colegiales todos os dias, sendo às 11h em inglês e às 17h em espanhol. O valor varia de 200 a 300 pesos (R$ 14 a R$ 21) argentinos e é necessário agendamento no site Travel Buenos Aires.


Chacarita

O cemitério de La Chacarita é um dos principais atrativos do bairro
Reprodução/ Wikipedia
O cemitério de La Chacarita é um dos principais atrativos do bairro

Assim como seu “bairro irmão”, Chacarita está se remodelando para receber os turistas. Ainda é um lugar pouco procurado, mas que tem seus encantos e uma vida noturna bem agitada.

Divisa de Palermo e Collegiales, por lá você pode conhecer o cemitério de La Chacarita, que chama atenção pela entrada e extenso tamanho, visitar o teatro El Galpón de Guevara e o centro de arte Santos 4040. Em Chacarita também está instalado o Gier Music Club, uma casa noturna que recebe shows, e a colônia de férias Lacroze y Thomas. 

Aos amantes de um drink, o recém-inaugurado Sifón tem uma boa carta de bebidas com "soda" (água com gás) e um visual moderno e alternativo.


San Telmo

O bairro de San Telmo pode ser questionado em entrar na lista de “diferentões” de Buenos Aires, já que algumas de suas atrações principais são muito visitadas, mas é importante colocá-lo na lista pelo olhar fora do comum que é necessário ter para conhecê-lo.

Famoso por retratar a arquitetura argentina, o bairro fica próximo à zona portuária. A pé o turista pode contemplar variadas lojinhas, um museu de cera “escondido”, brechós e chegar até grandes museus como o de Arte Moderna ou o de Arte Contemporânea, que são vizinhos.

Conheça abaixo outras atrações de San Telmo;

  • Parque Lezama;
  • Monumento Canto ao Trabalho;
  • Igreja Nossa Senhora de Belém;
  • Fundação Mercedes Sosa;
  • Pulpería Quilapan;
  • Museu Penitenciário Argentino;
  • Galeria El Solar de French;
  • Igreja Ortodoxa Ausa de la Santíssima Trinidade



San Nicolás

Se você se interessa por história, esse é o bairro que não poderá faltar em sua lista. Conhecido por abrigar o Obelisco, San Nicolás é um bairro central de Buenos Aires que respira cultura. São seis teatros e um centro cultural, além do histórico prédio da casa de Domingo Faustino Sarmiento e o convento de Santa Catarina de Sena.

Quem vai a Buenos Aires precisa andar pela Avenida Corrientes, uma "Times Square" argentina e conhecer os teatros, livrarias e pizzarias famosas. Se você passou pelo bairro, mas não comeu um pedaço de pizza com faina na tradicional Guerrin, você provavelmente não fez seu passeio corretamente.


Leia também: Explore a Argentina num roteiro totalmente inspirado em Lionel Messi

Essa é só a primeira matéria de uma série de publicações sobre Buenos Aires e como conhecê-la pagando pouco e olhando por outros horizontes.

*repórter visitou a cidade a convite do Ente de Turismo de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!