" Mi casa es su casa ", esse é o lema dos mexicanos que comemoram um crescimento de 9%, em relação a 2015, de turistas no país. O México é o mais caliente e acolhedor das américas, um destino perfeito para quem gosta de praias, boa gastronomia e muita diversão.

A Pirâmide de Kukulcán é uma das atrações do México
Arquivo pessoal
A Pirâmide de Kukulcán é uma das atrações do México


Leia também - História, pirâmedes e mais: desbrave os arredores de Puebla

No começo de março, foi anunciado que mais de 36 milhões de turistas visitaram o México em 2016, um crescimento absurdo em relação aos anos anteriores e o dobro da média do setor global.

Qual será o segredo de tanto sucesso? Conversamos com algumas pessoas que escolheram o país como destino e nos contaram com exclusividade o que os levaram a escolher essa terra como um lugar ideal para viajar e viver.

Lugar mágico

Para o radialista Marcos Braga, o país é um lugar mágico. Ele conheceu a gigante Cidade do México , mas os lugares mais incríveis que visitou foi Cozumel e o lindo parque Chankanaab Beach Adventure Park .

Marcos Braga conta a experiência que teve nos destinos mexicanos
Arquivo pessoal
Marcos Braga conta a experiência que teve nos destinos mexicanos

“No parque senti toda a energia e alegria do povo mexicano. Lá você nada com golfinhos, e ainda aproveita a culinária mexicana e as águas transparentes de Cozumel a bordo de um caiaque com o fundo transparente, então você pode se ver o fundo do mar. Recomendo, e pretendo voltar mais vezes com a minha família”, fala Marcos.

Dicas de passeios imperdíveis

A empresária de comunicação Lucia Furlan teve a oportunidade de viajar diversas vezes para o destino e nos ajuda com dicas incríveis. Há uma infinidade de passeios e lugares para conhecer e para ajudar, Lucia os 10 locais que ela considera que são imperdíveis na viagem. 

Lucia Furlan dá dicas de lugares imperdíveis para visitar no México
Arquivo pessoal
Lucia Furlan dá dicas de lugares imperdíveis para visitar no México


1. A  Basílica de Guadalupe  é obrigatória. O local, com um imenso átrio, abriga a antiga igreja e a basílica. É possível conhecer o lugar exato da aparição da santa, assistir a uma missa e fotografar o manto original de Nossa Senhora de Guadalupe. O ponto é cercado por lojinhas para “regalos” religiosos.

2. As ruínas de Teotihuacan  ficam a cerca de 45 minutos da Cidade do México e formam um lugar mágico. Além de diversas ruínas, lá estão as Pirâmides de Sol e da Pirâmide da Lua, com aproximadamente 243 degraus. É preciso certo preparo físico para encarar a escadaria, mas o topo recompensa. A visão é indescritível.

3. Passear de trajineras em Xoximilco  vale a pena. A diversão é garantida nos coloridos barquinhos típicos que navegam pelo do rio Xoximilco, onde é possível comer, beber, cantar, enquanto cruza o canal. Durante o percurso é possível comprar mimos e apreciar grupos musicais. O passeio pode ser feito a noite ou durante o dia e dura de uma a duas horas.

 4. O Museu Nacional da Antropologia é considerado um dos melhores museus do mundo por reunir acervos arqueológicos e antropológicos das culturas pré-colombianas do país. A dica é fazer uma visita guiada para entender melhor todo o conteúdo.

5. Vá também ao  Museu Frida Khalo . Na casa onde cresceu, viveu e morreu uma das artistas mais icônicas do país estão obras, fotos e um acervo importante que retrata bem o sofrimento e a personalidade marcante de Frida. A Casa Azul fica no bairro de Coyacan e é muito frequentada por artistas.

6. Faça uma paradinha para comprar! Somente aos sábados, não deixe de visitar a Praça San Angel – lugar que reúne artistas e centenas de tendas com artesanatos típicos, tecidos bordados à mão, caveira e souvenires.

As atrações culturais, a boa gastronomia e a hospitalidade tornam o México especial
Arquivo pessoal
As atrações culturais, a boa gastronomia e a hospitalidade tornam o México especial

7. Cancún é cercado por areias brancas, o mar do caribe mexicano conta com vários tons de azuis é de tirar o fôlego. Passeios incríveis, alta gastronomia, parques temáticos e atrações culturais são coisas que não faltam.

8. Isla Mujeres . Nadar com golfinhos e o parque El Garrafon são boas pedidas. Para chegar até a ilha é preciso ir de barco. O passeio é agradável e o parque, lindo, com uma estrutura invejável com restaurante all inclusive , lojas, piscinas. O Parque Garrafon tem diversas atividades como tirolesas, snorkel, caiaque, além de uma vista de tira o fôlego.

Leia também: Que tal uma viagem para Fernando de Noronha? 5 dicas para aproveitar a ilha

9. A noite de Cancún é movimentada e as baladas são realmente diferentes. O Coco Bongo, a mais famosa delas, é uma boate com show, tem um estilo Broadway. Rola de tudo lá, temas de filmes, covers de artista famosos e até o nosso samba é lembrado. As intervenções são inúmeras e até mesmo os garçons nos surpreendem com apresentações.

10. Cozumel  é para quem quer desfrutar da belíssima paisagem caribenha com mais sossego. A estrutura é muito boa, possui bons restaurantes, resorts e lojas internacionais. Lá também fica uma das maiores barreiras de coral do mundo, por isso, o mergulho é indispensável. A transparência da água permite ter uma visão perfeita de toda a vida marinha, e em águas mais profundas é possível avistar tartarugas e até tubarões.

Chef é apaixonado pelo país

O chef Guga Rossi, um dos mais conceituados do mercado gastronômico fala de sua paixão pelo país. “Minha história com o país começou porque fui trabalhar em rede conceituada hoteleira na região e me encantei. O clima é mágico, as pessoas solícitas e a estrutura é incrível”, fala.

Guga Rossi é apaixonado pelo país e pela culinárias local
Arquivo pessoal
Guga Rossi é apaixonado pelo país e pela culinárias local

Ele conta que conheceu todos os pontos turísticos da região, principalmente em Cancún, mas o coração sempre saltou mais forte com as atrações que envolvem mergulho. Ao falar de Cozumel, ele concorda com Lucia e afirma que a diversidade marinha é incrível.

“Outro local também que foi bem bacana, ainda mais pra quem é fã do Chaves, é Acapulco . Minhas férias lá foram uma verdadeira maravilha”, diz.

Puerto Vallarta é preferência LGBT

Enquanto casais recém-casados e namorados heterossexuais preferem viajar para os tradicionais resorts em Cancún, o público LGBT escolheu  Puerto Vallarta como destino.

A cidade fica no estado de Jalisco e tem o terceiro porto mais importante do país. Atualmente é um dos lugares mexicanos mais visitados, além de servir de cenário de grandes produções cinematográficas. Nos anos 60, presenciou o romance entre Richard Burton, que filmava por lá, e Elizabeth Taylor, que fez questão de visitá-lo.

Atualmente é chamada de “San Francisco do México”, com hotéis e restaurantes friendly com shows de drag-queens, compras e também por sediar o Festival de Cinema e Diversidade Diva Puerto, além do famoso Vallarta Pride, evento que reúne shows, paradas e DJs internacionais e gays do mundo todo. Veja mais dicas de viagem na   coluna de Roberto Rodrigues no iG Turismo .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!