Sabia como funciona, que tipo de bagagem levar, os melhores horários para a viagem e como economizar na passagem de trem pela Europa

Viajar sem ter que se preocupar com a locomoção é a melhor coisa. Enquanto para conhecer alguns destinos é preciso alugar um carro ou ficar horas dentro de um ônibus, na Europa o trem é o meio de transporte mais seguro, eficiente e confortável. O melhor é que com uma viagem de trem é possível conhecer vários países da região.

Aproveite a viagem de trem seguindo algumas dicas
Divulgação/Rail Europe
Aproveite a viagem de trem seguindo algumas dicas


Pela Europa de trem ou avião?

Se você vai para a Europa pela primeira vez, não precisa se desesperar! A Rail Europe, distribuidora de bilhetes e passes europeus, separou 10 dicas que vão ajudar os viajantes antes de embarcar em uma viagem de trem pelo continente.

Estações têm fácil acesso

É fácil chegar às estações! Geralmente estão localizadas no centro das cidades, isso ajuda a economizar tempo , já que não será preciso realizar grandes deslocamentos e também ajuda a economizar dinheiro, já que não será preciso se preocupar com carros de aluguel, táxis e ônibus.

Bagagem leve e menor

Para tornar a viagem prática, é indicado levar bagagens leves e pequenas . Ter que ficar entrando e saindo dos vagões com muito peso não é algo prático, vamos combinar. Organize as coisas antes e coloque na mala apenas o essencial.

Pontualidade

Fique de olho no relógio! Os trens são extremamente pontuais . Se a partida estiver marcada para 16h32, por exemplo, será exatamente nesse horário que o vagão chegará à plataforma. Para não perder o passeio que planejou, não se atrase!

Sem check-in

Você não precisa fazer check-in para entrar no trem, então é aconselhável chegar com certa antecedência para poder encontrar a plataforma de embarque e o vagão que consta na passagem com calma.

Homem pede pizza durante viagem de trem pela Europa e conta saga em rede social

Validação do bilhete

A validação do bilhete acontece durante a viagem
Divulgação/Rail Europe
A validação do bilhete acontece durante a viagem

A validação dos bilhetes acontece durante a viagem. Um profissional da empresa passa pela cabine carimbando os tickets. Cuidado para não perder o bilhete. É bom deixá-lo em um lugar fácil de pegar quando for solicitado.

Planeje o trajeto

Existem várias opções de trem, portanto é importante pesquisar e ver qual é a melhor para sua viagem. Alguns costumam ser mais rápidos e percorrem trechos em altas velocidades, outros possuem a opção de passagens econômicas que costumam esgotar rapidamente.

Viajar à noite

Conseguir economizar durante a viagem é ótimo, e uma boa dica é optar por realizar o percurso  durante a noite. As passagens nesse horário costumam ser bem mais baratas.

Compre com antecedência

Para conseguir escolher o tipo da passagem , o horário da viagem e reservar os assentos é preciso certa antecedência. O lado positivo é que você pode garantir bons descontos, e muitas empresas permitem que todo esse processo seja feito pela internet.

Levar bagagens pequenas e se programar com antecedência são algumas das dicas
Divulgação/Rail Europe
Levar bagagens pequenas e se programar com antecedência são algumas das dicas


Lanche dentro do trem

Se você é daquelas pessoas que não sabe lidar com a fome, não se preocupe. Nos trens, você encontrará o vagão-restaurante, ou se preferir pode usar o serviço de snack bar . Vale ressaltar que nem todos os trens possuem esse segundo serviço, vale a pena verificar antes. Ao viajar na primeira classe, o atendimento é diferencial e geralmente é oferecido café, chá, snack ou até mesmo refeições.

Trem para turistas faz passeio de São Paulo até Jundiaí

Fique atento às estações

Na viagem de trem, nem sempre as paradas são avisadas. Outro problema é que até pode ser anunciada, mas em uma língua que você não domina. Por isso, é importante sempre anotar os horários previstos de chegada aos destinos e os nomes das estações que fazem parte do trajeto.