Saiba qual a melhor época para viajar, o que levar, como chegar e se locomover pelas ilhas do arquipélago

Pensando em ir para o Havaí ? Como lá a temperatura oscila pouco ao longo do ano, costuma-se dizer que nas ilhas existem apenas duas estações: o verão (de maio a outubro) e o inverno (de novembro a abril). Nos meses de calor, a temperatura oscila entre 29ºC (de dia) e  23ºC (à noite). Já na estação fria, a mínima chega a 10ºC (à noite) e a máxima gira em torno de 24ºC (de dia). Entretanto, cada ilha tem seu próprio regime de ventos e microclimas variados. Nada que estrague os planos de férias. Ao contrário: na mesma viagem a uma só ilha é possível passar calor (na praia) e frio (na montanha).

Como chegar

Não existem voos diretos para o Havaí saindo do Brasil, é preciso fazer ao menos uma escala. De Los Angeles até Honolulu, por exemplo, são cinco horas de viagem. Do aeroporto da capital é possível voar para as outras ilhas que compõem o arquipélago. Se o destino não for Oahu, diversas companhias aéreas têm voos diretos de L.A. para Maui e Big Island.

Dicas de viagem:

1. Sim, você vai precisar de visto para ir ao Havaí, pois o arquipélago faz parte do território americano.

2. Tenha em mente que a viagem é longa e a volta é sempre mais cansativa. Se conseguir, quebre a escala fazendo uma parada de um dia na costa oeste dos EUA (Los Angeles ou San Francisco) para ir se habituando às diferenças de fuso (no Havaí são sete horas a menos do que o horário de Brasília).

3. O transporte pelo arquipélago é feito principalmente por avião. Nas ilhas, o melhor é alugar um carro. Só lembre de reservar com certa antecedência, pois o número de veículos de aluguel é limitado em algumas ilhas.

Tartarugas marinhas: a preservação da fauna é um assunto que os havaianos levam a sério
Leoleli Camargo Schwartz
Tartarugas marinhas: a preservação da fauna é um assunto que os havaianos levam a sério

4. Leve pouca bagagem ou prepare-se para gastar. Como o transporte aéreo entre algumas ilhas é feito por aviões pequenos, as companhias aéreas cobram 50 dólares por mala que vai no compartimento de carga da aeronave.

5. Não deixe de levar chinelos e um tênis confortável para caminhar. E não esqueça de incluir roupa de frio, pois você certamente visitará o cume de algum vulcão e a temperatura lá em cima, acredite, é congelante!

6. O Havaí é bem rígido com o que entra na ilha e todas as bagagens (mesmo as pertencentes a cidadãos americanos) podem ser revistadas em busca de alimentos frescos, como frutas, flores, sementes, mel etc..

7. Em todo o arquipélago a fauna e a flora havaiana são tratadas com um respeito que, infelizmente, não existe no Brasil. Reza a lenda que retirar lava petrificada ou pedras vulcânicas de seus locais de origem provoca a ira de Pele, a deusa dos vulcões, gerando toda sorte de infortúnios. Portanto, fuja da tentação de levar um souvenir para casa e não alimente, não toque e nem importune os animais locais.

* A editora-executiva viajou a convite da Autoridade de Turismo do Havaí

    Leia tudo sobre: Surfe
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.