Compare a região do litoral oeste mexicano com Cancún, a queridinha dos brasileiros que visitam o país

Destino de celebridades internacionais como Justin Bieber e Alessandra Ambrósio, Riviera Nayarit é a região da moda no turismo mexicano. A área composta de 300 quilômetros de praias no litoral oeste do país tenta rivalizar com Cancún, balneário mais procurado pelos brasileiros que visitam o México. Comparamos alguns pontos fundamentais para quem visita os dois lugares para descobrir quem vence a disputa. Confira

Riviera Nayarit x Cancún: quem ganha essa disputa?
Divulgação
Riviera Nayarit x Cancún: quem ganha essa disputa?

- Popularidade
Por mais que a área de Riviera Nayarit seja bastante turística, ainda está longe da popularidade de Cancún, que recebe quase quatro milhões de turistas ao ano. Isso significa lugares menos lotados e preços mais baixos, mas também, que será necessário explicar muitas vezes para onde você está indo de férias. “Riviera Nayarit? Onde fica isso?”.

Pontos para: Cancún

- Preço
Justamente por ser menos popular, os preços em Riviera Nayarit são, em geral, mais baixos do que em Cancún. É possível, por exemplo, hospedar-se com todos os luxos de um all inclusive por menos de R$ 200 a diária, por pessoa.

Pontos para: Riviera Nayarit

Pratos típicos e ousadias contemporâneas an Riviera Nayarit
Thaís Ghussn
Pratos típicos e ousadias contemporâneas an Riviera Nayarit

- Hospedagem
Em ambos os destinos, não faltam boas opções de hospedagem. Riviera Nayarit tem hotéis do quilate do St. Regis  e do Four Seasons . Cancún tem os celebrados Ritz-Carlton e Hyatt . Ambos os destinos também abrigam opções mais em conta, como o Petit Hotel Hafa ou o Rey del Caribe , respectivamente.

Pontos para: Riviera Nayarit e Cancún

- Gastronomia
Enquanto Cancún é um grande complexo hoteleiro, com serviços voltados primordialmente aos turistas e menus internacionais para agradar a todos os paladares, Riviera Nayarit é uma área composta por pequenos vilarejos, com seus costumes e comidas típicas. A gastronomia na região é uma das mais desenvolvidas do México. O foco, claro, são os frutos do mar. Lagosta, camarão e atum são as principais estrelas dos cardápios.

Pontos para: Riviera Nayarit

- Paisagem
Em Riviera Nayarit o maior espetáculo natural é o pôr-so-sol sobre o mar, tido como um dos mais admiráveis do mundo. Há, ainda, as ilhas Marietas, que abrigam a Praia Escondida. Nada disso se compara, no entanto, à beleza cinematográfica do mar caribenho e das praias paradisíacas de areia branca, típicas de Cancún.

Pontos para: Cancún

- Veredicto: 3 x 3
Por mais que pareçam similares, Riviera Nayarit e Cancún são dois destinos diferentes entre si, que têm em comum apenas o fato de ambos pertencerem ao mesmo país e estarem no litoral.

Menos popular do que Cancún, Riviera Nayarit é para quem prefere fugir das grandes concentrações de pessoas e gosta de explorar um pouco da cultura local. Uma das principais bandeiras é a gastronomia, mais completa e desenvolvida do que a da rival. A Costa Oeste do México é menos paradisíaca, mas tem o pôr-do-sol sobre o mar.

Perfeita para quem quer passar os dias à beira do mar com um coquetel à mão, Cancún atrai pela estrutura turística e, principalmente, pela beleza do mar caribenho. É para quem quer relaxar e não se desgastar em busca de aventuras.

Leia também:
- Os 10 melhores lugares para visitar na América do Sul
- Dicas para uma viagem de carro perfeita
- Fui roubado no exterior, e agora?

(*) O repórter viajou a convite do Submarino Viagens e da Secretaria de Turismo do México

(**) Informações e preços apurados em setembro de 2014. Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.