Um guia com atrações fora do roteiro turístico padrão, restaurantes frequentados por lisboetas e lojas onde se encontra o melhor da capital portuguesa

Entre lojas de grifes, redes de fast food e opções caça-turista, alguns estabelecimentos de Lisboa  mantêm-se presos ao passado, e outros, fora do menu turístico principal, merecem um desvio de rota na capital portuguesa. Veja.

Garrafeira Nacional: parada obrigatória em Lisboa para amantes de vinho
Reprodução
Garrafeira Nacional: parada obrigatória em Lisboa para amantes de vinho

1- Garrafeira Nacional
Fundada em 1927, a adega é ainda hoje a melhor opção para encontrar vinhos, sobretudo portugueses, cervejas e outras bebidas alcoólicas, sendo muitos desses produtos raridades garimpadas mundo a fora. A loja principal fica na rua de Santa Justa, 18, mas existe agora uma filial no Mercado da Ribeira.

- Veja dicas para conhecer as principais atrações de Lisboa em 24 horas

2- Mercado da Ribeira
Com características semelhantes às do Mercado Municipal de São Paulo, leva vantagem devido à praça de alimentação com restaurantes de alguns dos mais renomados chefs portugueses. Na outra praça, como no Mercadão paulistano, é possível encontrar toda a sorte de frutas, verduras, peixes e frutos do mar.

3- A Vida Portuguesa
Saudosista, e até certo ponto preocupada com a onda de modernidade que atingiu Lisboa, a jornalista Catarina Portas é a responsável por uma loja especializada em marcas que sobreviveram ao tempo, valorizando assim a qualidade da produção portuguesa manufaturada. São roupas, brinquedos, produtos de higiene pessoal, livros e muitos outros artigos que os supermercados geralmente ignoram.

4- Restaurante Granja Velha
Embora localizado na rua dos Douradoures, 200, bem no coração da balbúrdia turística, este pequeno restaurante é ótima opção para o turista fugir de seus semelhantes. Frequentado sobretudo por portugueses, tem opções boas, diversas e baratas, entre bifes, peixes e frutos do mar.

5- Silva e Feijó
O pequeno armazém da rua dos Bacalhoeiros, 117, vende produtos típicos portugueses. Diferente d’A Vida Portuguesa, o foco aqui é o estômago. São vinhos, queijos, embutidos e doces que deixam qualquer um com água na boca.

6- Conserveira de Lisboa
A loja é especializada em produtos do mar enlatados em conserva. Exibe em suas prateleiras uma infinidade de opções entre peixes e frutos do mar e fica localizada na rua dos Bacalhoeiros, 34.

Veja estas e outras atrações de Lisboa na galeria de imagens.

7- Ocenário e Parque das Nações
O Parque das Nações foi construído para a Expo 98 e é uma das áreas mais modernas e tranquilas de Lisboa. Longe dos turistas que lotam as ruas do centro, essa região tem espaço de sobra entre os muitos edifícios erguidos para aquele evento, além de um teleférico que dá vista panorâmica para o complexo. Destacam-se ali o Ocenário, um dos maiores aquários da Europa, e o Shopping Vasco da Gama, o centro de compras preferido de muitos lisboetas.

8- Lisboa Story Center
Inaugurado em 2012, é um museu interativo que conta a história da cidade de Lisboa, desde o tempo dos fenícios até a reconstrução após o terremoto de 1755. O filme que simula o terremoto por si só vale a visita. É uma ótima atração para as crianças.

Leia também:
- Confira os documentos antes de ir à Europa
- Não seja barrado no aeroporto

(*) O jornalista viajou a convite da Associação Turismo de Lisboa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.