Com monumentos célebres e museus incríveis, a capital dos Estados Unidos é um destino surpreendente para quem acha que a cidade se resume a política

Cheia de opções de entretenimento e lazer e com uma população cultural e etnicamente diversificada, Washington  é uma grata surpresa para quem se dispõe a visitá-la. Recentemente, a capital americana foi considerada a cidade mais cool dos Estados Unidos , de acordo com um ranking feito anualmente pela revista Forbes.

Conheça algumas das atrações de Washinghton:

E a cidade faz jus ao título, oferecendo museus para os mais variados gostos, monumentos históricos muito bem conservados, bares e restaurantes descolados, além de uma gastronomia ricamente diversa, fruto da influência das muitas nacionalidades que convergem nas embaixadas estabelecidas na cidade.

Mais: 11 lugares em Washington para conhecer de graça

Para quem está planejando conhecer Washington, é importante ter em mente que, embora as opções de hospedagem sejam muito variadas, os valores das diárias não ficam muito atrás dos preços cobrados pelos hotéis em Manhattan (Nova York) . É possível, no entanto, conseguir alternativas mais em conta na cidade vizinha de Arlington e usar o transporte público para visitar as principais atrações da capital.

O Lincoln Memorial está entre os monumentos mais visitados de Washington
Divulgação
O Lincoln Memorial está entre os monumentos mais visitados de Washington

Mas, sem dúvida alguma, a grata surpresa de Washington fica por conta das muitas atrações totalmente gratuitas à disposição dos visitantes. E, dependendo do local de hospedagem, dá para conhecer diversos pontos turísticos a pé. Se essa for a escolha, duas dicas importantes: use calçados e roupas confortáveis e leve consigo uma garrafinha de água vazia.

Sim, vazia. Todos os museus e monumentos – inclusive os que ficam ao ar livre – contam com banheiros muito limpos e bebedouros com água geladinha. Tudo de graça. E mais: muitos locais de visitação não permitem a entrada com alimentos ou líquidos de qualquer natureza, então é mais prático, e leve, carregar uma garrafinha sem água para encher e beber já dentro do museu, enquanto passeia.

Outra dica útil é planejar as atrações do dia antes de deixar o hotel. Se tiver sol, priorize os monumentos e museus ao ar livre – se chover no dia seguinte dá para passar o dia circulando pelos museus localizados na região do National Mall, a ampla área de passeio que vai do Lincoln Memorial, às margens do rio Potomac, até o Capitólio, a sede do congresso e do senado.

Se a estada na cidade for curta, informe-se sobre as principais atrações e priorize o que não quer deixar de ver. Não se esqueça de programar o tempo de visita em cada local, levando em conta que, dependendo do horário e da época do ano, as filas podem ser longas e demoradas. Na capital do poder político e militar norte-americano a segurança é levada a sério e todos os visitantes, independente da idade, precisam passar pelos detectores de metais e, eventualmente, ter mochilas e bolsas revistadas depois de passar pelo raio-X.

Leia também:
- Um guia para fazer a viagem de avião
- Roteiro de compras em Miami
- Nova York para crianças

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.