Relacionamos os melhores destinos para aproveitar o continente europeu na melhor época para explorá-lo

Odeia filas, multidões, empurra-empurra? Então o outono é a época perfeita para você viajar pela Europa . Depois do furor do verão, a estação, que começa em setembro no hemisfério Norte, reserva um continente europeu belo e tranquilo. E o melhor de tudo: o sol ainda está lá. Confira algumas sugestões de lugares para curtir as cores do outono e os festivais que movimentam a região nesta época.

Explore Paris sem a multidão
Paris é sempre um assunto polêmico entre viajantes: enquanto alguns se apaixonam quase instantaneamente, outros parecem evitá-la a qualquer custo. A verdade é que a cidade-luz , famosa pela arquitetura, gastronomia de primeira e clima de romance no ar, pode, sim, frustrar as expectativas. Em alta temporada, é difícil curtir a cidade sem esbarrar em turistas a cada esquina, encarar filas quilométricas em qualquer ponto turístico e pagar preços astronômicos por qualquer quartinho de hotel. Aproveite o fim de outubro e o começo de novembro para conhecer a mística em torno das ruas parisienses com tranquilidade e entender por que a cidade é tida como a capital do romance.

Chocolate, chocolate e mais chocolate em Perugia, na Itália
Perugia é a capital da Úmbria, região central da Itália . Um dos principais polos culturais e artísticos do país, o município é famoso pela arquitetura renascentista e por ser berço de um dos maiores pintores da época: Perugino. Desde 1993, no entanto, é o chocolate que atrai a atenção de visitantes do mundo inteiro no mês de outubro. Neste período acontece o EuroChocolate, festival anual que reúne cerca de um milhão de aficionados pelo doce proveniente do cacau. Em 2014 o evento enche as ruas da cidade com o aroma de chocolate entre os dias 17 e 26.

Entre laranjeiras e violões em Sevilha, na Espanha
Capital da Andaluzia, comunidade autônoma no Sul da Espanha , Sevilha tem charme inegável. As laranjeiras espalhadas pelas praças, os shows de flamenco, as arenas de touradas, os petiscos servidos em mesinhas nas calçadas são provas. Rodeada, ainda, por vizinhas célebres como Granada e Córdoba, a cidade é um prato cheio para qualquer viajante. Se no verão o calor é forte demais para passar um dia confortável, no outono o sol permanece, mas não mais castiga quem desbrava as ruas da cidade. Para os fãs de violão flamenco, uma atração a mais: de 23 de outubro a 1º de novembro de 2014 acontece a quinta edição do “Festival de la Guitarra de Sevilla”.

Encante-se com as cores do outono nos Alpes suíços
O outono nos Alpes é uma experiência a ser vivida. A folhagem das árvores fazendo a transição do verde para o laranja, amarelo e vermelho típicos da estação é um espetáculo à parte. A região de Engadin, um vale cercado pelas montanhas suíças, é perfeita para apreciar a paisagem única com longas caminhadas enquanto a neve não chega. O local é famoso pelo clima ensolarado, vilas charmosas e lagos pitorescos. Quer lugar melhor para degustar uma verdadeira fondue?

Época de festa e cerveja em Munique, na Alemanha
A capital da Bavária é berço de todos os costumes tidos pelo mundo inteiro como ‘ típicos da Alemanha ’. É desta região do país que vêm as cervejas, as roupas típicas, a predileção pela carne de porco. É também ali que acontece a Oktoberfest, festa que celebra justamente as tradições alemãs. Maior festival do mundo, o evento reúne cerca de seis milhões de pessoas anualmente. Em 2014, a celebração começa no dia 20 de setembro e vai até 5 de outubro. Espere encontrar muita música, farra e, claro, cerveja por todos os lados. Esta não é uma opção para quem quer tranquilidade ou preços baixos, mas, sim, para que quem gosta de uma boa festa.

Leia também:
- Viena: moderna e multicultural sem perder o charme clássico
- As melhores cidades para compras na Europa e na Ásia
- Descubra o Cabo da Boa Esperança

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.