Pinturas nos vagões que levam de Paris e Versailles ajudam o visitante a entrar no clima da realeza francesa

Até o fim deste ano, quem fizer o trajeto Paris-Versailles-Paris para visitar o palácio vai se surpreender com a decoração das cabines da linha C do RER. Uma parceria entre a SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français, companhia nacional de trens) e a fundação que administra o castelo já inaugurou o primeiro comboio (com quatro vagões e dois motores) em que foram recriadas as vistas tanto das salas mais célebres de Versailles (o Salão dos Espelhos e a Galeria das Batalhas), como também cenários mais intimistas – o Quarto da Rainha no Petit Trianon, o Templo do Amor e o Belvedere dos domínios de Maria Antonieta, além da Biblioteca de Luis XVI e o Altar de Coroação de Carlos X.

Além disso, uma equipe multilíngue da Secretaria de Turismo de Versailles está presente nas viagens (até o fim de agosto) para dar as boas-vindas aos turistas e também informações sobre o patrimônio histórico da região.

Uma película de alta tecnologia plástica foi o suporte escolhido para aplicar nos trens as imagens eleitas pela empresa e pela administração do castelo, sempre adaptadas ao espaço de modo a fazer tudo parecer muito real. A durabilidade prevista da decoração é de dois anos.

A linha, que responde por 10% do número de passageiros em trens do país, liga a diversos pontos de interesse histórico e turístico, como Notre Dame, Saint Michel, Quartier Latin, Museu d'Orsay, Torre Eiffel, Champs de Mars, o Musée du Quai

Branly. Daí a ideia de usar o próprio espaço como um convite a descobrir o patrimônio da região.

Até o fim do ano, outros quatro comboios receberão um trabalho artístico semelhante e oferecerão a mais passageiros a sensação de voltar no tempo e sentir-se parte da realeza francesa.

Leia também:
- Paris pela primeira vez
- Fim de semana em Paris por US$ 100

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.