Tamanho do texto

Veja os horários e as dicas para acompanhar em loco a Missa do Galo e outras solenidades

Papa celebrará Missa do Galo
AFP
Papa celebrará Missa do Galo
Turistas e cristãos que estiverem nos arredores do Vaticano neste fim de ano podem aproveitar para curtir a programação de Natal da cidade-Estado. Além da tradicional Missa do Galo, haverá apresentações de cantos italianos e presépio na Praça de São Pedro. Confira os horários dos festejos.

Leia também: Um tour pelo Vaticano

24 de dezembro
Tarde – Coral natalino
A partir das 16h45 (hora local) haverá a inauguração do presépio na Praça de São Pedro, com a apresentação "La Chiarastella", um coro popular de crianças e adultos regido pelo maestro Ambrogio Sparagna. O grupo entoa canções em diversos dialetos de regiões italianas e também o hino do país.

Noite – Missa do Galo
A tradicional Missa do Galo começa às 22 horas na Praça de São Pedro. Quem não conseguiu retirar convite antecipado (distribuição já esgotada) para assistir ao rito dentro da Basílica, poderá acompanhar a cerimônia presidida pelo Papa Bento XVI pelos telões instalados na praça de São Pedro. É bom chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência para garantir uma cadeira. E lembre-se de se agasalhar bem, pois nesta época do ano a tempetura média é de 8º C. Também é recomendado levar água, pois nos arredores ela custa bem mais caro.

25 de dezembro
Tarde – Benção do Papa
Já no dia de Natal, ao meio-dia, o Papa Bento XVI aparecerá no balcão central da Basílica de São Pedro para dar a benção natalina aos fiéis em cerca de 60 idiomas. “Este é um momento importante para os católicos, já que o Papa só aparecerá ali novamente na Páscoa”, explica o padre César Augusto dos Santos, responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano. Neste dia, o padre recomenda chegar cedo, pois a praça costuma ficar lotada. Além da oração, há também cantos católicos e concertos com banda ao vivo.

Acompanhe as novidades do iG Turismo também pelo Twitter .