Imagens de Istambul usadas durante a viagem virtual
Divulgação
Imagens de Istambul usadas durante a viagem virtual

Desde o começo da pandemia muitos setores foram prejudicados, o turismo esteve entre os mais afetados e precisou se reinventar para se adaptar ao “novo normal”. Com isso, a empresária Patrícia Ribeiro passou a promover  tours virtuais pelo Brasil e pelo mundo.

Já foram feitas viagens por cidades de todo o Brasil e destinos internacionais como Itália e Turquia, entre outros. As viagens e passeios acontecem por meio de videoconferência, em que todos têm acesso a fotos e vídeos, explicações e curiosidades contados por um guia de turismo, numa imersão cultural.


Algo que podemos julgar primeiramente é a importância de um tour virtual, quando podemos ver imagens e vídeos pela internet, de graça. Após a experiência, a conclusão que chegamos é: para que frequentar um curso ou faculdade se podemos pesquisar o que quisermos no Google? O professor ou, no caso, o guia!

O público 

Imagem inicial mostra resumo do que será apresentado pelo guia Mehmet, durante a viagem virtual
Reprodução
Imagem inicial mostra resumo do que será apresentado pelo guia Mehmet, durante a viagem virtual

Estivemos atentos às reações dos participantes durante o tour, com faixa etária média de 50 anos, são pessoas de diversas regiões do país e os comentários durante a viagem são sempre muito positivos.

Pode-se notar também que há pessoas que já estiveram presencialmente nos locais, ao longo do passeio. Uma das turistas afirmou que a experiência a fez sentir saudade, sinal de que os passeios on-line agradam mesmo a quem já esteve presencialmente pelos destinos apresentados.

"Eu participo desses tours virtuais desde que começou a pandemia. Em março e abril eu fiz vários, depois continuei fazendo. Gosto muito. Eu faço todos os que eu posso porque é muito interessante. Nós aprendemos muito, ficamos sabendo de lugares legais que conhecemos e que queremos conhecer, fazemos uma seleção de onde queremos ou não conhecer. É muito importante! Quando vemos algo interessante, fazemos pesquisas a respeito, aprendemos bastante e adquirimos muita informação", conta a aposentada Silvia Kcnoll. 

"Com essa grande tragédia da pandemia, que está bem pior, não saímos de casa, então é uma grande oportunidade de sairmos [virtualmente] para nos distrair. E distrai mesmo, eu gosto demais e recomendo!” completa.

O guia indica melhores lugares para hospedagem, assim como para visitas e alimentação
Reprodução
O guia indica melhores lugares para hospedagem, assim como para visitas e alimentação

Para a funcionária pública aposentada Yara Denise, que conta que seu maior hobby é viajar e, com isso, já conheceu todos os continentes do mundo.

“Com a pandemia fiquei impossibilitada de me locomover até que descobri o que considero um grande presente, o tour virtual. Eu acho fantástico! Vem sendo uma experiência fantástica, todos os finais de semana eu arrumo a minha mala virtual e me desloco aos aeroportos, do conforto do sofá da minha sala. Por uma quantia relativamente baixa, eu consigo transpor continentes e recordar de muitos ambientes em que eu já estive. Gosto muito de viajar”, conta a aposentada, que ressalta a importância da experiência durante a pandemia da Covid-19.

"É uma experiência fabulosa, riquíssima. Os guias são muito preparados, eles já conhecem os locais e assim conseguimos entrar naquela experiência mágica. É uma experiência maravilhosa para esses tempos ásperos em que vivemos, que não podemos sair de nossas casas. Recomendo muito e gosto imensamente desta experiência", finaliza Yara.

E como funciona?

O tour, realizado por meio de fotos e vídeos, com um guia local e especializado. Participamos de uma viagem virtual pela Turquia, em que passamos -virtualmente - por lugares históricos de Istambul, e pontos da Capadócia, onde se realizam famosos passeios de balão.

Fomos orientados pelo guia turístico Mehmet Ali Baskut, que contou a história cultural, indo desde a localização geográfica, as vestimentas, culinária e muitas outras curiosidades. Ao realizar o tour, a impressão que tivemos é que estávamos em um curso sobre a Turquia e seus pontos turísticos e históricos mais importantes e, sim, dá para afirmar que se pode viajar através da imersão. É, de fato, satisfatório!

Durante todo o passeio os participantes podem tirar dúvidas e, ao final, há um tempo aberto a responder perguntas e curiosidades.

Tour Real

Passeios de balão pela Capadócia. Hoje partem cerca de 100 balões ao dia
Pixabay
Passeios de balão pela Capadócia. Hoje partem cerca de 100 balões ao dia


O guia comenta as opções que oferecem também para as viagens presenciais, mostrando os locais por onde passam e o que pode ser feito por lá, além das melhores épocas para se viajar e lugares para comer e se hospedar. E, acredite, após a tour virtual, você vai querer ir até lá presencialmente e, algo importante, brasileiros não precisam de visto para uma permanecia de até 90 dias!

Quanto custa?

Destinos nacionais estão custando R$ 30 e os internacionais R$ 40, a proprietária da agência explica que a diferença nos preços se deve à baixa na cotação do Real, compreensível considerando que os guias recebem de acordo com a moeda do país em que estão.

“O público que faz os passeios com nossa agência gosta de programas
culturais, gastronomia, história, arte, então decidi oferecer estes modelos de tour virtual, para que eles possam adquirir conhecimento enquanto não podem
fazer os passeios”, conta a dona da agência Próxima Saída Viagens.

Enquanto somos obrigados a ficar em casa, alternativas como esta rendem entretenimento e renda para as agências e guias. Enquanto torcemos para que tudo volte ao normal e possamos voltar a viajar fora da tela de nossos computadores.

Agenda: 

Os próximos passeios virtuais serão realizados nos dias 9 de abril, para Diamantina/MG; no dia 11 de abril para Israel - tour dividido em duas partes, na qual a segunda acontecerá no dia 18 - e no dia 16 de abril acontece a tour para Paris.

Você viu?


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!