Voar de asa-delta mistura uma sensação de liberdade e adrenalina que apenas
Divulgação/Instagram/Fry360Rio
Voar de asa-delta mistura uma sensação de liberdade e adrenalina que apenas


O Brasil é um dos melhores países do mundo para a prática do esporte, tendo condições favoráveis durante todo ano, variando entre suas diversas regiões de acordo com a época do ano. Por isso, o iG Turismo conversou com Chico Santos, do Aventura Vertical, empresa especializada em esportes radicais, para explicar um pouco sobre o esporte, além de indicar os melhores lugares para voar de asa-delta.

Entre as modalidades mais populares está o voo duplo , considerado uma experiência fantástica e única. Trazendo uma sensação de liberdade, com prazer e adrenalina.

“O voo que realizamos com turistas, é bem tranquilo e superseguro, pois atendemos a diversas exigências determinadas pela Confederação Brasileira de Voo Livre , pelo clube local, pela Prefeitura e também pelo Parque Nacional da Tijuca, uma vez que nossa rampa é localizada dentro da área do parque”, explica.

As condições de voo são muito favoráveis e qualquer um, mesmo sem nenhuma experiência prévia pode fazer, basta ter vontade de voar. “É como se estivéssemos dirigindo um carro de passeio a 60 km/h, dentro de uma pista de Fórmula 1, ou seja, é praticamente impossível de dar algo errado”, completa.

Você viu?

A subida para a rampa é realizada de carro. Normalmente o acesso ao local é liberado para pilotos e público em geral, mas, durante o período de pandemia, chegar lá está restrito apenas aos pilotos, motoristas e acompanhantes, sendo permitido apenas um acompanhante por passageiro. O passeio vale a pena mesmo para quem não vai voar e garante uma vista privilegiada.

Os protocolos de segurança contra a Covid-19 têm sido seguidos rigorosamente, entre outras exigências. Os pilotos devem obrigatoriamente utilizar máscara durante todo o processo, desde o credenciamento no clube (onde será iniciado o voo), passando pela subida de carro até a realização do voo em si. No caso dos passageiros, somente após a decolagem, é permitido retirar as máscaras para fazer fotos e filmagens.

Quanto custa voar?

Um voo de asa-delta sai por R$ 600 – também há a opção de parapente pelo mesmo valor – incluindo:  transporte até a rampa; um pacote de fotos e vídeo GoPro HERO; o seguro obrigatório e todas as taxas estão inclusas.

Você pode escolher também opções de pacotes, como os Mídia 360 e 360 VR por valores adicionais.

Pacote Mídia 360, garante imagens fantásticas feitas com câmera 360 Graus, que dão a sensação de ter um drone acompanhando todo o voo e registrando cada momento da experiência. Já o “Experiência Fly360VR”, que permite ao passageiro a reviver seu voo em 360 graus com realidade virtual a qualquer hora e em qualquer lugar, podendo compartilhar com quem quiser a aventura. 

“Essa é uma inciativa inédita no Brasil na realização de voos de asa e parapente que acabamos de lançar”, conta.

Como funciona o curso

O curso pode levar de 3 a 6 meses de duração
Reprodução/Instagram/Fly360 Rio
O curso pode levar de 3 a 6 meses de duração

“O voo que realizamos, é como se fosse um voo de batismo e funciona como uma primeira aula. Caso o passageiro goste da experiência, poderá continuar seu curso, que pode ser feito tanto com voo duplo, como no método mais tradicional, que é iniciando a partir de um morro pequeno, subindo gradativamente”, explica. 

O curso tem uma duração média de três a seis meses, dependendo da assiduidade e da habilidade do aluno. A princípio, o aluno utiliza o equipamento do instrutor, mas após a metade do curso ele já deverá adquirir o seu próprio equipamento para continuar.

Após formado, assim como em uma autoescola, o aluno recebe a habilitação de piloto, que é emitida pela CBVL. Ela dá acesso a todas as rampas do Brasil, no entanto, em alguns clubes é necessário ser associado ou pagar uma diária para voar. 

Alguns dos melhores lugares para voar -  Atibaia - São Paulo 

O topo da Pedra Grande está a 1.450 metros de altitude
Renan T. Silva
O topo da Pedra Grande está a 1.450 metros de altitude

São Paulo conta com locais incríveis para realizar esse tipo de voo, seja de asa-delta ou parapente, e um deles está localizado em Atibaia, a 75 km da capital paulista. A Pedra Grande possui como uma de suas maiores vantagens a condição climática, que são boas na maior parte do ano. Além disso, o lugar, com relevo rochoso, possui uma vista incrível. Vale muito a pena a visita.

Pico do Gavião - Minas Gerais

Pico do Gavião marca a divisa entre Minas e São Paulo
Reprodução/Instagram/Fly360 Rio
Pico do Gavião marca a divisa entre Minas e São Paulo

O Pico do Gavião fica localizado na Serra do Caracol, marcando a divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Está a 1663 metros acima do mar e 722 metros acima do nível da cidade. Do seu topo é possível ver inúmeras cidades da região e figura no cenário internacional como umas das melhores opções para a prática do voo livre.

Pedra Bonita – Rio de Janeiro

No curso, o aluno inicia usando os equipamentos do instrutor
Reprodução/Instagram/Fly360 Rio
No curso, o aluno inicia usando os equipamentos do instrutor

Um dos picos mais famosos do Brasil, a Pedra Bonita é parte da Floresta da Tijuca, por tanto, é também um belíssimo ponto turístico. Sua rampa também está entre as mais conhecidas entre os adeptos do esporte, dentro e fora do Brasil

Localizado no Parque Nacional da Tijuca. Com seus quase 600 metros de altitude, é possível ver a famosa Pedra da Gávea e o Corcovado. O voo deste ponto garante uma vista incrível dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Quixadá – Ceará

Quixadá, no Ceara é onde está a famosa
Cid Barbosa/Diário do Nordeste
Quixadá, no Ceara é onde está a famosa "Pedra da Galinha"

O pico de Quixadá, no Ceará é considerado um dos melhores picos do mundo, sendo uma das principais escolhas entre os praticantes do esporte. Suas condições climáticas são especialmente favoráveis e, para praticantes mais experientes, é possível fazer voos de até 300 quilômetros de distância.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!