Quando você estiver viajando para outros países, comer em restaurantes locais é uma oportunidade de aprender sobre a cultura e os costumes do destino. Mas, de acordo com Gert Kopera, vice-presidente de uma empresa de restaurantes, jantar fora pode fazer viajantes se sentirem desconfortáveis. "A etiqueta e as tradições variam em cada país, e se você não conhecer os costumes do destino que está conhecendo, você se sente como um peixe fora d'água”, diz Gert.

Leia também: As 10 melhores cidades do mundo para amantes de gastronomia

Com algumas dicas, jantar fora em outros países pode ser muito agradável
shutterstock
Com algumas dicas, jantar fora em outros países pode ser muito agradável

Gert já foi a restaurantes em mais de 70 países ao redor do mundo e deu dicas para o “New York Times” sobre regras de etiqueta para jantar fora em viagens internacionais:

1. Use os utensílios corretos

De acordo com Gert, usar utensílios de forma inadequada pode ser considerado sinal de desrespeito em outros países. Ele sugere que os viajantes observem os moradores enquanto eles comem e imitem o que eles estão fazendo. Na China, Japão, Coréia e Vietnã, hashis são o utensílio mais comum para comer , mas utilizar do modo errado ao comer arroz pode ser considerado ofensivo. Na Índia, em áreas do Oriente Médio e na África comer com sem talheres é comum, mas utilizar a mão esquerda pode ser considerado impuro.

Leia também: Barra de São Miguel impressiona com belas praias, muito calor e hotel barato

2. Leve o seu tempo

Assim como no Brasil, outros países, como a França e Itália, também utilizam a hora da refeição como um momento social para conversar com amigos e família. Por isso, aproveite o momento para curtir com  outras pessoas e descobrir sobre coisas que você pode fazer durante a viagem.

3. Pesquise sobre a forma de pagamentos e gorjetas

Dar gorjeta não é esperado em muitos países e, em alguns casos, como no Japão, pode até ser uma ofensa. Em outros países, como na França, dividir uma conta  em um restaurante é considerado deselegante. Já em partes da África e da Ásia, a única maneira de pagar em muitos restaurantes é usar a moeda local, e estar sem dinheiro vai ser uma péssima maneira de encerrar sua refeição. Portanto, para evitar constrangimentos, pesquise os costumes antes de embarcar. 

Leia também: Veja 7 hotéis com vistas incríveis para aproveitar o verão

4. Coma na hora certa

Saiba qual é a hora que os moradores costumam comer para não encontrar restaurantes fechados ou vazios. Nos Estados Unidos, o jantar é servido entre às 18h e 19h e é a maior refeição do dia. Na Inglaterra, o chá é servido em torno das 16h, enquanto o jantar é uma refeição mais leve, servida às 20h ou mais tarde. Na Índia, o comum é sair para jantar entre às 21h e 23h. "Você vai experimentar a autêntica cultura local se seu horário de jantar for o mesmo dos moradores" disse ele.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!